Política Titulo
Lula defende aumento de mandato presidencial
Por
21/12/2004 | 00:34
Compartilhar notícia


Na reinauguração do recém-reformado Comitê de Imprensa do Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta segunda o aumento do período de mandato presidencial. Mas descartou a possibilidade de essa mudança ser usada em próprio benefício. “Não, esqueçam isso. Só depois de 2010”, afirmou.

Apesar disso, Lula acha que a reforma política terá de tratar desse assunto. Ele disse não saber qual seria a duração ideal de uma gestão presidencial. “Eu acho que a reforma política vai ter de discutir se haverá reeleição ou não, mas o ideal seria um tempo maior (de mandato) sem reeleição”, afirmou. Lula discordou da avaliação dos que consideraram pouco tempo quatro anos de mandato. “Não é pouco, mas é insuficiente para você fazer tudo o que você quer fazer.” O presidente insistiu em afirmar que é precipitado antecipar essa discussão. “Só fala disso quem está fora do governo. Seria um absurdo, seria uma irresponsabilidade da minha parte tratar disso agora. Mas, se a oposição quiser fazer isso, pode fazer”, disse. “Eleição para mim, só em 2006”, garantiu.

Em breve discurso, no início da cerimônia da reinauguração do comitê, o presidente voltou a comemorar os bons indicadores da economia, particularmente, a queda do risco-País para menos de 400 pontos-base. Ninguém, na opinião de Lula, acreditava que isso pudesse acontecer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;