Cultura & Lazer Titulo Novidade
França põe satélites de telecomunicação e defesa em órbita
Por Da AFP
13/02/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Um foguete Ariane 5 pôs em órbita, com sucesso, nesta quinta-feira, dois satélites de telecomunicação e outros dois microssatélites da defesa francesa, da base de Kuru, na Guiana Francesa, território francês da costa norte da América do Sul.

O lançamento, com uma carga útil total de 7.420 kg, aconteceu às 22h09 GMT (20h09 de Brasília).

O satélite Hot Bird 10, construído pelo grupo europeu EADS Astrium para o operador Eutelsat, divulgará durante 15 anos programas de TV para lares equipados para a recepção direta, ou por cabo.

O outro satélite, o NSS-9, construído pela Orbital Sciences Corporation para a SES New Skies, também divulgará, pelo mesmo período, programas de televisão e rádio, além de transmitir dados.

Os microssatélites Spirale A e B, construídos pela EADS Astrium e Thalès Alenia Space, por conta da DGA (Direção Geral do Armamento), obterão imagens infravermelhas para um futuro programa de alerta.

O lançamento de hoje foi o primeiro de um foguete Ariane em 2009, dos seis a oito previstos para este ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;