Setecidades Titulo
Observatório de Diadema vai retomar atividades em abril
Por Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
21/02/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Desativado desde 2004, o Observatório Astronômico de Diadema, único do Grande ABC, vai reabrir suas portas em abril. Quem garante a reabertura é a secretária de Educação de Diadema, Márcia dos Santos.

Criado por meio de um convênio entre a Prefeitura de Diadema e a AAAD (Associação de Astronomia e Astrofísica de Diadema), o espaço foi fundado em 1992 e fechado em 2004, com o fim da parceria.

A reabertura depende da formalização de nova parceria, que está sendo analisada pela Prefeitura de Diadema. “A documentação entregue pela associação está sendo analisada pelo nosso departamento jurídico e a previsão é que o convênio fique estabelecido a partir de 1º de abril”, explicou a secretária Márcia dos Santos.

De acordo com o atual diretor da AAAD, Carlos Santana, a burocracia foi a principal razão para o observatório ter ficado tanto tempo fechado. “Tivemos de mudar o estatuto da associação, fazer levantamento de certidões e atas, entre outros documentos”, explicou.

Santana lembrou que a volta do funcionamento do observatório é importante, pois além de ser um ponto turístico de Diadema, é uma referência para quem gosta de astronomia em toda a Grande São Paulo.

Depois de renovado o convênio, a AAAD buscará parceiros para financiar projetos e, programar palestras e cursos para a população. Segundo o diretor do observatório, para a manutenção do local são necessários cerca de R$ 12 mil por mês. Entre as obras necessárias para o bom funcionamento do espaço, Santana cita a reforma no prédio e na cúpula onde fica o telescópio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;