Setecidades Titulo Educação
Projeto da Fundação Santo André para a Educação ganha prêmio

Com o sucesso, plano agora é expandir a experiência para outras cidades

Por Angela Martins
Do Diário do Grande ABC
23/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A Fundação Santo André foi eleita anteontem a melhor instituição do País no quesito Apoio à Educação Básica, no Prêmio Destaque do Ano 2011 - Guia do Estudante, promovido pelo Santander Universidades. O projeto Formadores do Saber, realizado em parceria com a Prefeitura de Santo André, atende a 17 mil alunos e 1.000 professores da rede municipal, do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental.

A iniciativa concorreu com outros 300 projetos nesta categoria. No total, 400 universidades de todo o País enviaram 6.643 trabalhos ligados à área de Educação. "Começamos o trabalho em 2010. Nós produzimos material didático para os alunos da rede e realizamos a capacitação dos professores para aplicação", explica a pró-reitora de pesquisa da FSA e coordenadora do projeto, Márcia Zorello Laporta.

Para dar suporte aos professores foi desenvolvido portal na internet. São 113 estudantes e 22 docentes da Fundação engajados no projeto, distribuídos em três grupos de trabalho. O primeiro é responsável por trabalhar junto aos professores da rede municipal, com reuniões pedagógicas semanais para auxiliar no uso do portal.

O segundo grupo acompanha as aulas para aplicação das atividades previstas no projeto e o terceiro trabalha nas aulas de inglês para os estudantes. "O material didático e as atividades também são fruto de sugestões dos professores da rede municipal. É um trabalho interativo e colaborativo. Estamos muito felizes com o prêmio, que é um reconhecimento do nosso esforço", conclui Márcia.

DESEMPENHO

De acordo com a secretária de Educação de Santo André, Cleide Bochixio, houve melhora no desempenho dos alunos assistidos pelo projeto. "Ajudou na alfabetização, desenvolvimento do raciocínio e na linguagem oral e escrita. É uma iniciativa inovadora que não é vista em nenhuma outra cidade do País. Pretendemos continuar sendo parceiros da Fundação. É um ganho para a Educação."

Com o sucesso alcançado em Santo André, o plano agora é expandir a experiência para outras cidades que tenham interesse em aplicar o projeto na Educação Básica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;