Setecidades Titulo Santo André
Na Prestes Maia, pedestres
se arriscam entre os carros

Mesmo com inauguração da passarela no
domingo, moradores atravessam pela via

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
25/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Mesmo com a inauguração da passarela sobre a Avenida Prestes Maia, em Santo André, no domingo, há quem ainda se arrisque para atravessar a via sem utilizar a passagem elevada. Apesar de não haver mais faixa de pedestres nem semáforo no local, em frente ao núcleo Tamarutaca, a barreira no canteiro central ainda não foi totalmente fechada com grade. É por lá que os pedestres pulam para transpor a rua em meio aos carros. A Prefeitura promete resolver o problema até o fim desta semana.

A equipe do Diário permaneceu cerca de 30 minutos na avenida, ontem, por volta das 17h, horário de trânsito intenso. Neste período, quatro pessoas se arriscaram e atravessaram correndo na frente dos veículos, sendo que uma delas veio em direção ao núcleo Tamarutaca e depois voltou, ambas sem utilizar a passarela.

Várias pessoas fugiam quando questionadas sobre o motivo para ignorar o equipamento de segurança. “Estou atrasado para ir à escola”, disse um jovem.

O único que se justificou foi o catador de material reciclável Eduardo Euclides Nunes, 32 anos. “Sei que é errado, mas busco o caminho mais fácil e mais rápido porque o serviço exige isso. Tempo é dinheiro.” Apesar da declaração, Nunes demorou por volta de cinco minutos para conseguir atravessar os dois sentidos da via, devido ao trânsito intenso.

O dia todo

O comerciante Francisco Ferreira, 50, que possui loja em frente ao ponto onde antes ficava a faixa de pedestres, afirma que foi assim durante todo o dia. “Enquanto não fecharem a grade, o pessoal pula mesmo. E acho até que, com o passar do tempo, vão derrubar a grade mesmo. Ninguém respeita. Mas se for atropelado, a culpa é só dele”, opina.

A Prefeitura de Santo André informou, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, que concluirá a instalação da barreira até o fim desta semana, com a colocação, inclusive, de grades até a altura da Faculdade de Medicina do ABC.

Em abril, a administração dará início à instalação de praça linear ao longo de toda a extensão da via.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;