Setecidades Titulo Estatísticas
Números apontam queda na criminalidade

Delegacias registraram em abril menos ocorrências no comparativo com o mês de março

Por Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
25/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A onda de violência que a região metropolitana de São Paulo viveu no segundo semestre do ano passado elevou os números da criminalidade no Grande ABC. Após início de 2013 com alta nos índices da violência, a região começa a registrar melhora no quadro. É o que mostram os dados referentes ao mês de abril, divulgados ontem pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Na comparação do mês passado com março, houve queda nos casos de homicídios dolosos (-4,7%), roubos e furtos em geral (-4%) e roubos e furtos de veículos (-6,5%). Um dos exemplos da redução da violência é que o número de assassinatos em abril foi o menor em um mês desde maio de 2012.
Outros destaques nas sete cidades foram a diminuição de roubo e furto de veículos em Mauá (-23%) e São Caetano (-18,7%), além da queda de oito para quatro assassinatos de um mês para outro em São Bernardo.

O coronel Mauro Cezar dos Santos Ricciarelli, comandante da Polícia Militar nas sete cidades, considera mudanças na política de Segurança pública estadual como essenciais para diminuição da violência. O chefe da corporação é um exemplo dessas alterações, já que tomou posse no cargo em janeiro. "Por conta das ações estratégicas que o governo do Estado está adotando, tanto na Polícia Civil quanto na Militar, mapeando crimes, direcionando policiamento a essa áreas e aplicando estratégias inteligentes, a tendência é diminuir a criminalidade", comentou

O delegado seccional de São Bernardo, Waldomiro Bueno Filho, que também está na região desde o início do ano, reitera a afirmação do coronel Mauro. "Desde janeiro, quando assumimos, estamos combatendo o crime. Tanto que houve queda em roubo e furto de veículos", disse o chefe da Polícia Civil do maior município da região.

Ribeirão Pires registrou números negativos, sendo a única cidade do Grande ABC com aumento de casos nas três modalidades criminosas. Mauá também teve crescimento significativo no número de homicídios dolosos, subindo de três para sete assassinatos de março a abril.

De acordo com o comandante da Polícia Militar, a intenção é continuar reduzindo os números da criminalidade. "A nossa meta é inverter o que aconteceu no ano passado, com altos números no início do ano e, da metade de 2013 para frente, diminuir os índices."

COMPARAÇÃO

Na comparação entre o primeiro quadrimestre deste ano com o mesmo período de 2012, houve aumento nos casos de homicídios dolosos (de 78 para 94), roubo e furto em geral (de 14.110 para 17.437) e roubo e furto de veículo (de 6.523 para 7.400).

No entanto, para o ex-coronel da Polícia Militar e especialista em segurança pública José Vicente da Silva Filho, a comparação mês a mês traz visão mais real sobre a criminalidade. "É muito prematuro avaliar a Segurança pública em quatro meses. Temos de interpretar dinâmica mais próxima. Por exemplo, janeiro e fevereiro deste ano podem não ter nada a ver com os mesmos meses do ano passado", explicou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;