Política Titulo CPI da Mobilidade
Postura de Sidão
desagrada Pinheiro

Apoio do presidente da Câmara à tentativa de abrir a CPI da Mobilidade irritou o prefeito de S.Caetano

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
15/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Andrea Iseki/DGABC


A relação do presidente da Câmara de São Caetano, Sidnei Bezerra da Silva, o Sidão (PSB), com o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), ficou estremecida após o socialista ter apoiado a tentativa de abertura da CPI da Mobilidade. Como reflexo do caso, o Palácio da Cerâmica tem colocado as demandas do vereador em segundo plano.

Pinheiro confirmou o impasse com Sidão, mas negou que o caso tenha gerado racha. "Não teve nenhuma briga, nenhuma discussão ou impasse. Só acho que o quê faltou foi o diálogo, só isso", declarou o prefeito.

A avaliação do Palácio da Cerâmica sobre o episódio pesou pelo fato de o socialista ser reincidente na articulação de CPIs, mesmo com manifestação contrária da administração. A tentativa de emplacar inquérito para investigar a dívida pública, assim como a intenção de apurar o setor de Transporte, ambas lideradas por Eder Xavier (PCdoB), tiveram o apoio de Sidão. Ambas chegaram a ter quórum suficientes para serem instaladas, mas foram frustradas pela articulação governista. O Paço também resgatou a falta de esforço do presidente para evitar a aprovação de requerimentos de informação que recheavam a pauta do Legislativo até dois meses atrás.

O PSB ainda tenta cavar espaço no secretariado, porém, Pinheiro tem sinalizado que manterá a atual formação do primeiro escalão, pelo menos, até o fim do ano. Nos corredores do Palácio da Cerâmica corre a informação de que Sidão estaria forçando retomar a Pasta de Serviços Urbanos, hoje chefiada por Dorival Fernandes (PTB). A pressão é outro ponto que incomoda.

Sidão não quis comentar o mal-estar com Pinheiro e deixou o plenário da Câmara rapidamente ontem. Durante seminário da juventude do PSB, realizado no sábado, o socialista negou a negociação. "Temos que entender que o partido, tirando a minha pessoa, que declarei apoio ao Paulo Pinheiro, estava envolvido com a (ex-prefeiturável governista) Regina Maura (Zetone, ex-PTB) do outro lado. Fica difícil dar uma secretaria para um partido que não apoiou."

HISTÓRICO

Apesar de ter sido candidato a vereador pela chapa governista, no meio da eleição Sidão se desgarrou do grupo e fez campanha para Pinheiro. No dia 1º de janeiro, o prefeito se movimentou e garantiu a reeleição do socialista para presidência da Câmara. O governo conseguiu desarticular a candidatura de Jorge Salgado ao comando do Legislativo, que teve apoio da maioria até um dia antes da votação.

Em 2011, Sidão chegou ao comando da Câmara com a bênção do ex-prefeito e hoje secretário paulista de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB). O socialista também se indispôs com o petebista no período eleitoral e deixou de apoiar a ex-candidata da administração.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;