Memória Titulo
Descobrimos um filme do padre Fiorente

30 de junho de 1985. Data de duplo significado para a comunidade católica do Grande ABC: padre Fiorente Elena celebra seu jubileu...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/08/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


30 de junho de 1985. Data de duplo significado para a comunidade católica do Grande ABC: padre Fiorente Elena celebra seu jubileu de ouro sacerdotal e despede-se, solenemente, dos amigos durante missa cantada na Matriz de São João Batista, em Rudge Ramos, São Bernardo.

A missa foi inteiramente gravada em vídeo. Telecinada em DVD, será o ponto central da seção Memória do Diário OnLine que entra hoje no ar. Nosso entrevistado será Alex Hessel Maganha que organiza o Memorial Religioso de Rudge Ramos com fotos, cartazes, livros sacros e de atas, objetos litúrgicos e até um livro que o padre Fiorente usava em suas celebrações.

As novas gerações por certo não fazem idéia do papel que o padre Fiorente representou em São Bernardo, Santo André e demais cidades. Mas falem com os seus entes mais velhos: vocês descobrirão que este sacerdote de olhar eternamente zombeteiro foi uma figura marcante, e não apenas em termos religiosos.

Padre Fiorente retornou à Itália em 1985, vindo a falecer em 2002. No vídeo de sua despedida ele aparece visivelmente emocionado, chegando várias vezes a chorar.

Não é para menos. Padre Fiorente veio jovem para o Grande ABC, em 1935, e aqui se envolveu de corpo e alma em várias frentes pelos 50 anos seguintes. Comprou uma bicicleta para dirigir-se de uma igreja a outra; mais tarde a trocou por uma motocicleta, o que serviu de exemplo para outros sacerdotes. E sempre que podia trocava a moto por uma mais potente.

Padre Fiorente gostava de moto, dos presépios que fazia e estimulava a fazer, da caça na Serra do Mar e se orgulhava das muitas igrejas que construiu, em Santo André e São Bernardo. "Foram 13 igrejas", contabilizou em 1976, quando o entrevistamos aqui no DIÁRIO e o convencemos a ser fotografado numa moto que guardava em Rudge Ramos e que virou primeira página em edição dominical - um jovem paroquiano, na ocasião, duvidou que a reportagem fizesse o padre Fiorente, aos 74 anos, voltar a subir numa moto.

FESTAS

"Das grandes festas apenas os velhos sabem como eram bonitas. Pareciam feiras orientais, de tanto movimento" (padre Fiorente na entrevista ao DIÁRIO, 25-1-1976).

BICICLETA

"Lá vai o padre na bicicleta de mulher!", comentavam as pessoas ao verem o padre Fiorente passando em bicicleta sem o cano horizontal ligando selim ao guidão - o sacerdote jamais abandonou a batina.

VELOCIDADE

"Eu corria muito (de moto). Gostava de passar no meio do transito tirando fina nos automóveis e isso assustava".

AS MOTOS DO SACERDOTE

Colaboração: Alberto Lehner Filho, de Mauá

1 - Ardie-Verk, alemã.

2 - Matchless 500 CC, inglesa.

3 - Vincent, 500 CC, 28 HP inglesa.

MEMÓRIA NA INTERNET - Programa 10: a despedida do padre Fiorente. Entrevistado: Alex Hessel Maganha, pesquisador de Rudge Ramos. Editor do Diário OnLine, Marcelo Ruiz; imagens e edição, Eduardo Donato; apresentação, Ademir Medici. Acesse: www.dgabc.com.br ; depois, clique Video e Grande ABC Memória.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 21 de agosto de 1979

Manchete - Congresso votará projeto de anistia da Arena amanhã.

Futebol - Jogos da Intermediária com times do ABC: domingo, em Guaratinguetá, Santo André 1, Esportiva 1; no Baetão: Aliança 2, Portuguesa Santista 0; em São Caetano, Saad 1, São José 1.

EM 21 DE AGOSTO DE...

1909 - O médico e professor Moysés Fucs nasce em Bessarabia, Romênia. Exerceu a Medicina em Santo André entre 1941 e 1996, quando faleceu. Foi diretor do Hospital Municipal e da Sociedade Portuguesa de Beneficência. Seu nome foi dado a unidade de saúde de Vila Cláudio.

1934 - Moveleiros de São Bernardo deflagram greve geral.

HOJE

Dia da Habitação e Dia da Juventude.

SANTOS DO DIA

Ciríaca, Humbelina, Pio X e Teocleta

ALMANAQUE

Francisco Degni

Nascimento: Santo André, 21 de agosto de 1900.

Vereador: 1936-37.

Partido: Frente Única

Falecimento: 18 de dezembro de 1974.

Professor, médico e dentista, com projeção internacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;