Memória Titulo
O futebol de Diadema chega à internet

Diadema chega ao Diário OnLine graças ao futebol. O pesquisador Walter Carreiro conta como o Serviço de Memória da Prefeitura organizou...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
28/08/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Diadema chega ao Diário OnLine graças ao futebol. O pesquisador Walter Carreiro conta como o Serviço de Memória da Prefeitura organizou a exposição sobre os 80 anos de futebol na cidade, que parte do princípio que a prática iniciou-se com a fundação do EC Vila Conceição, em 1º de agosto de 1929, hoje AA Diadema. Fotos de times posados são mostradas.

Provavelmente já se jogava futebol antes de 1929 no território hoje independente de Diadema. Mas, em termos de registros históricos, realmente a fundação deste clube veterano é um marco na história local.

Depois, cada novo bairro aberto passou a ter uma ou mais equipes, com destaque para os antigos Piraporinha e Eldorado, que dividem com Taboão e Vila Conceição o título dos primeiros povoados urbanos diademenses.

A exposição sobre o futebol em Diadema mexeu literalmente com o Centro de Memória, que ganhou cores e emoção nas fotos, camisas, flâmulas, taças e troféus expostos. Varais com camisas diferenciadas, uma boa novidade, que podem e devem ser vistos ou revistos até 19 de setembro.

EQUIPE

Absolon, Walter, Maria de Lourdes (Malu), Luiz Carlos, Luciana, Edison, Flávia, Mara Regina e Lucicléia.

VISITAÇÃO

Avenida Alda, 255/277, Centro, Diadema. De terça-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, aos sábados das 9h às 15h. Entrada franca. Mais informações: 4043-0700.

MEMÓRIA NA INTERNET - Programa 11: Diadema, 80 anos de futebol. Entrevistado: Walter Adão Carreiro, pesquisador do Centro de Memória de Diadema. Editor do Diário OnLine, Marcelo Ruiz; imagens e edição, Eduardo Donato; apresentação, Ademir Medici. Acesse: www.dgabc.com.br; depois, clique VIDEO e GRANDE ABC MEMÓRIA.

Lei da anistia

Câmara Municipal de São Bernardo realiza hoje, às 14h, sessão solene comemorativa aos 30 anos da Lei da Anistia. Vereador José Ferreira é o presidente da comissão organizadora do evento.

ALMANAQUE

João Colombo

Nascimento: São Bernardo, 1892.

Vereador: 1923 a 1928.

Falecimento: São Bernardo, em 28 de agosto de 1976.

Um dos representantes da Vila de São Bernardo no Legislativo. Na primeira legislatura atuou como vice-presidente da Casa, na segunda como secretário. Industrial na área de produção de móveis.

Terça-feira, 28 de agosto de 1979

Manchete - Projeto de anistia com veto parcial vai à sanção hoje.

Política - Disputa acirrada nas convenções do MDB: 4.500 filiados vão às urnas em seis das sete cidades do Grande ABC.

Sindicalismo - Começa O 1º Congresso sobre o Sindicalismo no Brasil, em São Paulo. Lula critica infiltração nos meios trabalhistas.

Especial - Somem as estrelas, fica a poluição; o perfil da pobreza e contrastes da mais rica região industrial; Santo André, uma grande indisciplina urbana. Estes são tópicos da segunda reportagem Grande ABC, o desencanto da industrialização, de Edison Motta e Ademir Medici.

Imprensa - Rádio Diário contrata Pedro de Lara, jurado de TV com viés de humorista, para programa de forró.

Futebol - Resultados de domingo da Intermediária envolvendo equipes do ABC: em São Caetano (Estádio Lauro Gomes, hoje Anacleto Campanella), Saad 0, Santo André 2; em São Bernardo (Baetão), Aliança 0, Taubaté 1.

Polícia 1 - Marido traído prepara emboscada: assassinado a facadas na Imigrantes.

Polícia 2 - Estreia a coluna Crime em Julgamento, assinada por Renato Campos.

EM 28 DE AGOSTO DE...

1929 - Associação Atlética Adelinas vence o concurso do clube mais popular de São Caetano, seguida pela Associação Saldanha da Gama. Como esportistas, vence Antonio Gatti, seguido de Luiz Primo Baraldi.

1964 - Inaugurado o busto do senador Roberto Simonsen na Escola Técnica de Cerâmica Armando de Arruda Pereira, em São Caetano.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Itararé, elevado a município em 28 de agosto de 1893, quando se separa de Itapeva. O nome, do tupi, significa pedra chata ou laje: (ita = pedra; peba = chata).

Tupi Paulista (sem o Paulista no nome) foi fundado em 28 de agosto de 1941, tornando-se município em 1948 ao se separar de Lucélia. Recebeu o "Paulista" no nome em 1953.

HOJE

Dia do Avicultor e da Avicultura, Dia do Filósofo, Dia do Legionário, Dia Nacional do Voluntariado e Dia Nacional dos Bancários.

SANTOS DO DIA

Agostinho de Hipona, Ambrósio, Hermetes, João III e Viviano.

Agostinho, bispo e doutor da Igreja (Tagaste, Tunísia, 354 - Hipona, Argélia, 430). Converteu-se em 287, em Milão. Durante 34 anos foi bispo em Hipona. Considerado por muitos o pai do existencialismo cristão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;