Internacional Titulo
Yawar faz 1ª visita oficial de um chefe de Estado iraquiano ao Kuwait
Da AFP
30/10/2004 | 19:30
Compartilhar notícia


O presidente iraquiano Ghazi al Yawar se reuniu neste sábado com o emir do Kuwait, pouco depois de sua chegada ao emirado, para realizar a primeira visita oficial de um chefe de Estado iraquiano na história moderna de ambos países.

Yawar, acompanhado por uma importante delegação governamental, foi recebido com todas as honras no aeroporto pelo primeiro-ministro kuwaitiano, o xeque Saba al Ahmed al Saba.

Sua visita de dois dias acontece 18 meses depois da queda do regime de Saddam Hussein, cujo Exército invadiu o emirado em agosto de 1990 e o ocupou durante sete meses. Após esse período seus membros foram expulsos por uma coalizão liderada pelos Estados Unidos em 1991, ao término da guerra do Golfo.

"Estou aqui para saudar as autoridades e o povo do Kuwait. Sempre sentimos amor e afeto pelo kuwaitiano. O povo iraquiano não teve nenhum papel no que aconteceu no passado", declarou Yawar à imprensa, em sua chegada.

Kuwait e Iraque acertaram, em 2 de agosto, reiniciar suas relações diplomáticas, rompidas desde a invasão de Saddam Hussein.

Antes de Yawar, nenhum chefe de Estado iraquiano visitou oficialmente o Kuwait. Saddam Hussein foi o único presidente iraquiano que foi ao Kuwait, mas quando suas tropas ocupavam o país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;