Memória Titulo Memória
Para lembrar a exposição industrial de 1953

A série de fotos que Memória vem publicando sobre a Mecânica Moderna e BC Estruturas, da Vila Pires, leva Memória a focalizar a grande feira que Santo André promoveu quando da inauguração da Praça IV Centenário

Ádemir Medici
Do Diário do Grande ABC
15/05/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


Aquela exposição de 1953 foi tão grandiosa que o catálogo oficial editado se transformou num livro de 144 páginas. Não existia o Centro Cívico do Paço Municipal, nem seus amplos estacionamentos. A área ganhou pavilhões para receber as principais indústrias da cidade e ABC, futuro Grande ABC.

Uma rica exposição. Cinco pavilhões, um deles destinado à Fiação e Tecelagem Tognato, nascida em Santo André e que naquele início dos anos 1950 já estava em São Bernardo. Na área externa, a presença da Companhia Brasileira de Construções Fichet & Schwartz Hautmont.

Um palco foi montado, com vão útil de 15 metros decorados por Londerset Simões.

Na feira, espaço para a Elevadores Otis, Chocolates Pan, Móveis Streiff, Rádios Assumpção, fábricas de móveis, grupo Rhodia, Matarazzo, Platzer, Brasmotor, indústrias têxteis, Cerâmica São Caetano, Porcelana Mauá.

Empresas familiares: Irmãos Del Rey, Casa Piva, Dal’Mas, Dalla Verde, Dario Luiz Setti, Móveis Gerbelli, Irmãos Martinelli, Serraria Sortino.

E as grandes multinacionais: General Electric, General Motors, Swift, chegando à nacional Companhia Cinematográfica Vera Cruz.

Prezada Aida, as fotos da oficina do seu pai e tios fizeram com que esta página Memória se lembrasse do catálogo da exposição industrial do Quarto Centenário. O catálogo ficará em ponto de destaque na Memória para que, individualmente, aos poucos, possamos recordar daqueles pioneiros que um dia acreditaram na industrialização regional – a exemplo dos sócios Giordano Bruno Bertone, José e João de Carvalho, da oficina da Vila Pires.

Ele popularizou O Pulo do Gato

Texto: Milton Parron

Se estivesse vivo, no próximo dia 18 de maio (terça-feira) o jornalista José Paulo de Andrade estaria completando 79 anos de idade. Quis o destino que ele partisse antes, também vitimado pela Covid. 

Nos últimos 60 anos, foi a primeira vez que o aniversário da Rádio Bandeirantes, dia 6 de maio, não teve a presença do José Paulo comemorando o evento entre os funcionários mais entusiasmados. É também sua primeira data natalícia, nesse período de 60 anos, que não terá o tradicional bolo comemorativo oferecido pelos colegas. 


VITÓRIA. Nesta obra, as estruturas da Mecânica Moderna da Vila Pires, Santo André: no alto, dois heróis trabalhadores

A BAND EM 1961. Uma homenagem aos clubes que disputavam o Campeonato Paulista: ‘Para lembrar os 84 anos da Rádio Bandeirantes’ (Moacyr Ferrari, historiador de Mauá)

Santos do Dia

Dionísia

SILVANO.

Eremita. Viveu no século IV e viveu duas conversões ao cristianismo

Diário há meio século

Sábado, 15 de maio de 1971 – ano 13, edição 1536

Basquetebol – São Caetano EC campeão invicto.

Jogando ontem (14 de maio de 1971) no ginásio do Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo, o São Caetano sagrou-se campeão invicto do torneiro de classificação da Grande São Paulo: 81 a 52 sobre o CA Pirelli. Paulinho foi o cestinha, com 31 pontos.

São Caetano e Paulistano classificavam-se para disputar o campeonato principal do Estado de São Paulo, com Corinthians, Palmeiras, Sírio e Clube dos Bagres.


Em 15 de maio de...

1891 – Papa Leão XIII promulga a primeira encíclica social da Igreja: “Rerum Novarum”. O documento tratava sobre as condições das classes trabalhadoras. 

1921 – Lisboa, 6. Está virtualmente terminada a greve dos estudantes da Universidade de Coimbra.

1976 – Inaugurada a estátua de São José no alto da Vila Eliza, em Ribeirão Pires. Obra com oito metros de altura construída pelo escultor Gildo Zampol.

Municípios Brasileiros

Em São Paulo, hoje é o aniversário de Monte Alto. Elevado a município em 1895, quando se separa de Jaboticabal.

Também aniversariam em 15 de maio: Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro; Cachoeirinha, Caibaté, Pejuçara, Porto Xavier e Roque Gonzales, no Rio Grande do Sul; Congo e Cubati, na Paraíba; Correntina, na Bahia; Manicoré, no Amazonas; Marilândia, no Espírito Santo; Monte Castelo, em Santa Catarina; Potiretama e Quixeré, no Ceará; e Várzea Grande, no Mato Grosso 

Hoje

Dia do Assistente Social 

Dia Internacional da Família




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;