Setecidades Titulo
Demarcada área de banho no Estoril
Por Gabriel Batista
Do Diário do Grande ABC
17/03/2006 | 07:59
Compartilhar notícia


As 50 bóias encomendadas para delimitar as áreas de banho na prainha do Riacho Grande e no Parque Estoril, em São Bernardo, estão “devidamente instaladas” desde a última segunda-feira, de acordo com o subcomandante da Guarda Municipal, Aniel Nossa. Com isso, a Prefeitura pode liberar o Estoril para banho no fim de semana do dia 25 de março. Está proibido nadar e utilizar embarcações nas margens da represa Billings no Parque Estoril desde o dia 19 de janeiro, por decisão da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bernardo, Maria Alice Bergamo.

A reportagem solicitou informações e entrevista com a secretária à Prefeitura de São Bernardo durante dois dias seguidos. Não obteve resposta. Quando proibiu o banho no parque Estoril, a secretária Maria Alice Bergamo justificou a medida como necessária em razão do perigo de afogamentos no local. O banho na prainha do Riacho Grande não foi proibido.

O subcomandante da Guarda, Aniel Nossa, diz que uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo pretende fazer uma vistoria nas bóias instaladas para assegurar a segurança oferecida pelo material. Por isso, não foi possível liberar o banho no Estoril neste fim de semana. “Para este fim de semana não dá tempo”, disse o subcomandante.

As 50 bóias compradas pela Prefeitura foram divididas quase igualmente para demarcar as áreas de banho na prainha do Riacho Grande e no Parque Estoril. Além das bóias, o subcomandante firmou que chegaram as nadadeiras (pés-de-pato) e os flutuadores a serem utilizados pelos 13 guarda-vidas e bombeiros que orientam e prestam socorro aos turistas.

No Parque Estoril, também está sendo feita uma delimitação de área permitida para navegação de embarcações e pedalinhos. No fim de janeiro, a secretária municipal Maria Alice Bergamo afirmou que iria regulamentar os operadores dos serviços de passeio de barco já existentes no local.

A decisão de impedir banho e nado no Parque Estoril ocorreu dias depois de um turista morrer afogado ao tirar o colete e pular do pedalinho no meio da represa.

Após a proibição, prestadores de serviço e donos de lanchonetes que trabalham no parque declararam-se asfixiados economicamente com a queda do número de turistas. A prainha do Estoril é um tradicional ponto de lazer em São Bernardo, freqüentemente procurado nos fins de semana. No feriado de 7 de setembro de 2005, por exemplo, o Parque Estoril recebeu mais de 10 mil pessoas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;