Esportes Titulo
Título motiva piloto de testes da Pirelli a intensificar competições
Do Diário do Grande ABC
01/02/2001 | 00:26
Compartilhar notícia


A vitória na categoria turismo especial das Mil Milhas, tradicional prova de longa duração do automobilismo brasileiro, realizada domingo, no autódromo de Interlagos, em São Paulo, animou o piloto de Santo André César Augusto Urnhani para prosseguir a sua carreira em competições. Urnhani é piloto de testes da Pirelli e estreou em provas competitivas no domingo, quando, ao lado de sua equipe, composta pelos pilotos Alfredo Guaraná Menezes e Flávio Secolin, dirigiu um BMW 325i, na categoria de carros com mais de 2001 cilindradas.

Tudo começou quando o dono do carro, o também piloto Menezes, convidou Urnhani para testar a sua BMW, uma semana antes da competição. O piloto do Grande ABC fez um dos melhores tempos nos treinos e, então, Menezes contratou Urnhani para correr na sua equipe. “Eu só aceitei esse desafio porque já conhecia muito bem o carro e confiava no trabalho de Menezes. Esse carro é muito bom, é rápido e possui uma grande durabilidade.”

Essa foi a primeira competição oficial de Urnhani, que é piloto de testes da Pirelli e instrutor do BMW driver training. “Eu tinha essa ligação com a BMW e com a minha experiência de 11 anos como piloto de testes, já estava bem preparado para a prova. E na minha estréia, consegui conquistar a vitória.”

Durante a prova, no total de 12 horas, os três pilotos se revezaram na direção do veículo. Urnhani contou da diferença de dirigir de madrugada, de manhã cedo e à tarde: “Durante à noite, a visibilidade é pior e, por isso, a gente tem de prestar uma maior atenção para não perder o ponto certo de fazer a curva. Já de manhã cedo a visão é boa e o calor é pequeno. Mas a partir das 10h, a temperatura começa a subir e ainda soma com o desgaste físico do próprio piloto. Essa é a pior parte da corrida.”

O piloto não foi o único representante do Grande ABC na prova. Na sua própria equipe, os mecânicos que prepararam e adaptaram o BMW para a corrida também são de Santo André. O chefe dos mecânicos, Sérgio Serra, só ficou sabendo dessa coincidência em Interlagos. “Foi até curioso isso. A gente só se conheceu por intermédio do Guaraná Menezes” , falou Serra. Essa também foi a estréia dele em uma corrida de longa duração. “A Mil Milhas foi um aprendizado. Praticamente, todos da nossa equipe de mecânicos ficaram acordados 34 horas. É cansativo, a gente tem de acompanhar o desempenho do carro o tempo todo. Na hora que o carro pára nos boxes (cerca de 4 minutos) temos de revisar praticamente todo o veículo.”

Tanto o piloto como a equipe de mecânicos do Grande ABC esperam participar de mais provas desse gênero. “Espero dirigir esse BMWi em outras competições esse ano”, falou Urnhani. “Apesar do trabalho que dá vamos ver se a gente disputa mais corridas longas em outros circuitos do Brasil”, disse Serra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;