Memória Titulo
As datas que o 8 de abril reserva

Tudo acontece no 8 de abril em Santo André, os grandes eventos principalmente. Quarenta anos atrás o Diário noticiava em manchete

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
08/04/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Tudo acontece no 8 de abril em Santo André, os grandes eventos principalmente. Quarenta anos atrás o Diário noticiava em manchete: O Centro é inaugurado. No caso, o Centro Cívico, com o Paço Municipal em destaque.
Ou seja: neste 8 de abril de 2009 o Paço Municipal de Santo André celebra seus 40 anos. Quem lembrou? E olha que 1969 foi outro dia...

Também o 8 de abril, em 1962, foi a data escolhida pelo Estado para a inauguração do edifício do Instituto de Educação Américo Brasiliense, conforme atesta a flâmula guardada por Margarida Schmidt, a Marga, e trazida à coluna pela professora Carmela Pecoraro.

Uma flâmula guardada, uma notícia pesquisada: e as datas históricas, de uma forma ou outra, chegam aos nossos dias...

INTERCÂMBIO

Álvaro Juvenal C. Ferreira esteve em Vouzela, Portugal. Como diretor de Relações Internacionais da Prefeitura de Santo André, foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal, Armindo Tales Antunes Ferreira. A visita teve caráter de reaproximação.
Foi em Vouzela que nasceu João Ramalho. "Trocamos material institucional e ficou a certeza de que futuros contatos e troca de experiência serão intensificados para preservar a história do nosso fundador e fortalecer os laços de irmandade entre as duas comunidades" - relata Álvaro Ferreira.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 8 de abril de 1979

Manchete - Professores decidem hoje se vão à greve amanhã ou no dia 17

Santo André - Em suplemento especial com 24 páginas o Diário traça o perfil da cidade aniversariante: 293 mil eleitores, 272 bairros e vilas, 2.665 vias públicas, 118 mil construções e 953 indústrias.

Editorial - Motivos que não alegram um aniversário

MUNICÍPIOS

Hoje é o aniversário de Santo André, Amparo e Cuiabá.

HOJE

Dia Mundial da Luta contra o Câncer, Dia Nacional do Profissional de Marketing, Dia do Correio, Dia do Desbravador e Dia Mundial da Natação.

SANTOS DO DIA

Edésio, Máxima, Perpétuo (eleito bispo de Tours no ano 461) e Valter de Pontoise.

EM 8 DE ABRIL DE...

1553 - O povoado de Santo André da Borda do Campo é elevado à categoria de vila.

1875 - As vilas de Nossa Senhora da Ajuda de Caçapava, de Batatais, de São Sebastião da Boa Vista e de São Sebastião de Ubatuba são elevadas a cidades.

1954 - Instalados a Comarca e Fórum de Santo André, os primeiros da região.

1954 - Inaugurada a biblioteca pública de Santo André, a primeira do Grande ABC, que em 1987 recebeu o nome de sua criadora, Nair Lacerda.

1959 - Fundada a Cidade dos Meninos Maria Imaculada no Parque Novo Oratório, em Santo André.

Falecimentos

SANTO ANDRÉ
MARIA APARECIDA BARBOSA SILVA, 67. Anteontem. Cemitério Curuçá.
GERALDO MULLER, 69. Anteontem. Cemitério Jardim da Colina, São Bernardo.
RAIMUNDO NONATO LOPES DA SILVA, 33. Anteontem. Cemitério Santa Lídia, Mauá.
MAURO SERGIO MEXASHIDALGO, 38. Anteontem. Cemitério Curuçá.
APARECIDO ROBERTO MENDONÇA, 60. Anteontem. Cemitério Curuçá.
JORDÃO GABRIEL DOS REIS, 69.
Anteontem. Cemitério Curucá.
PRIMO MANENTES, 86. Anteontem. Cemitério Curuçá.
FABIANO DE OLIVEIRA, 26.
Anteontem. Cemitério Curuçá.
LINCOLN BUZONE, 37.
Anteontem. Cemitério Curuçá.

MAUÁ
ANA ISABEL MIRANDA, 79
Anteontem. Cemitério Vale dos Pinheirais.
GEROLINA DIAS DE JESUS, 92.
Anteontem, Cemitério Vale dos Pinheirais.
LUIZ VICENTE DA SILVA, 64.
Anteontem. Cemitério Santa Lídia.
NELSON APARECIDO SALVADOR, 39. Anteontem. Cemitério Santa Lídia.

Cursos e eventos

Índios
Com o intuito de retratar e resgatar a cultura indígena dos povos do Brasil e do Peru, o Centro Cultural Diadema abre ao público, amanhã, às 19h, nos espaços Cândido Portinari e Museu de Arte Popular, a mostra Expressões Indígenas com a participação da artista plástica Máyy Koffler. A exposição é gratuita e estará aberta para visitação de terça-feira a sábado, das 13h às 18h até o dia 28. Entre as obras estão objetos em cerâmica produzidos por Máyy em 2004, durante o período em que esteve no Peru para se dedicar à pesquisa e aos estudos das técnicas artesanais pré-colombianas. O Centro Cultural Diadema fica na Rua Graciosa, 300, Centro. Fone: 4051-5408.
Pinguins
De hoje até domingo, a Sabina Parque Escola do Conhecimento, em Santo André, estará aberta para o público em geral. Treze pinguins são as novas atrações. Eles moram em um espaço que reproduz a paisagem da Patagônia, sua terra natal, em uma área de 114 metros quadrados, com um tanque de água salgada com capacidade para 110 mil litros, além de 33 metros quadrados de parte seca. O parque fica na Rua Juquiá, s/nº, bairro Paraíso (entrada na altura do nº 135). Os ingressos são gratuitos para alunos e professores da rede municipal, crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes pagam R$ 10. Fone: 4422-2001.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;