Setecidades Titulo
Loucos por aviação têm clube no ABC
Por Valéria Cabrera
Do Diário do Grande ABC
26/05/2001 | 15:33
Compartilhar notícia


  Passar horas no aeroporto para ver e fotografar aviões que chegam ou que vão, com a máxima atenção aos detalhes da aeronave. Esse é o hobby dos associados do Wing’s Club, fundado em 1995 por um morador de Santo André e que reúne entusiastas pelo tema da região e até de outros Estados. O clube tem cerca de 40 associados.

O professor de inglês Francisco Carlos de Souza, 35 anos, fundador e presidente do Wing’s Club, disse que os spotters (ou observadores, em português) estão sempre à procura de novidades sobre aviação. “O clube serve para difundir as informações entre os amantes da aviação”, explicou.

O clube tem publicação trimestral, com tiragem que fica entre 35 e 40 exemplares, e também um site na Internet, que trazem todas as novidades do mundo da aviação, como o lançamento de um novo modelo ou a aquisição de novas aeronaves por determinada empresa.

De acordo com ele, dos 40 sócios do clube, apenas quatro são do Grande ABC. Ele e mais um moram em Santo André, e os outros são de São Bernardo e Ribeirão Pires. A maioria mora em cidade de outros Estados, como Fortaleza (CE), Belém (PA), Salvador (BA), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Goiânia (GO). A comunicação é feita por meio da Internet e por correspondência.

Souza disse que sua paixão pela aviação começou muito cedo. “Aos 7 anos já pedia para meu pai me levar ao aeroporto, em São Paulo, para ver os aviões. Lembro-me de ficar horas olhando”, disse. Hoje, ele visita aeroportos pelo menos três vezes por mês.

Ao longo dos anos, o professor de inglês tem formado um arquivo com a história da aviação. São pastas com fotos de aeronaves que operam no país e que vêm do exterior, postais sobre o tema, além de saquinhos para enjôo e cartões de segurança de várias empresas nacionais e internacionais.

Entre as fotos da coleção, ele destaca o Fokker-100 da TAM, o Number 1, que foi fotografado meses antes do acidente que o destruiu e matou mais de 100 pessoas, em outubro de 1996, e os aviões presidenciais que trouxeram chefes de Estado de países como Estados Unidos, França e Japão.

Quem quiser fazer parte do clube ou conhecer um pouco mais sobre aviação, pode entrar em contato com Souza pelo telefone 4425-4848 ou pela Internet, no endereço www.wingsclub.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;