Internacional Titulo
Albright celebra 20 anos do sindicato polonês Solidariedade
Do Diário do Grande ABC
25/06/2000 | 15:33
Compartilhar notícia


A secretária de Estado dos EUA, Madeleine Albright, empreendeu neste domingo uma visita oficial à Polônia, com uma etapa em Gdansk, reduto do sindicato Solidariedade, que há 20 anos foi a primeira organizaçao sindical livre do Leste Europeu.

Albright chegou à Polônia para assistir na segunda e terça-feiras a uma conferência internacional sobre a democracia, que reunirá em Varsóvia ministros das Relaçoes Exteriores e representantes de mais de cem países.

A chefe da diplomacia norte-americana depositou uma coroa de flores junto ao monumento erigido pelo sindicato Solidariedade em memória aos trabalhadores dos estaleiros navais de Gdansk, mortos durante os combates com a polícia comunista em 1970.

Nomeada Doutora Honoris Causa pela universidade desta cidade portuária, Albright destacou o papel desempenhado pelo Solidariedade desde sua criaçao, há 20 anos, e exortou os estudantes, professores e autoridades locais a seguir adiante com o processo democrático empreendido pelos trabalhadores dos estaleiros de Gdansk, precursores do fim do comunismo no Leste da Europa.

``A longo prazo, a democracia é a forma de governo mais estável, mas a curto prazo é também a mais frágil', disse, após evocar os numerosos obstáculos enfrentados pelos países do antigo bloco soviético na época, até uma sociedade aberta e livre.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;