Internacional Titulo
Clinton facilita exportação de computadores
Das Agências
11/01/2001 | 00:09
Compartilhar notícia


O presidente americano, Bill Clinton, decidiu flexibilizar o controle sobre a exportação de computadores de alto poder, uma vez que o avanço da tecnologia deixou as atuais restrições obsoletas, destacou nesta quarta-feira a Casa Branca.

Atualmente, os Estados Unidos restringem a aquisição deste tipo de tecnologia por parte de rivais comerciais ou inimigos políticos, limitando as exportações de computadores de alto poder a alguns países.

As restrições de aquisição de computadores variam de acordo com o país. As nações da Europa Ocidental e o Japão, por exemplo, não sofrem restrição alguma; países emergentes, que comprovadamente usam os supercomputadores em aplicações não-bélicas, também não têm restrições severas. Já países como Cuba, Irã, Iraque e Argélia não têm o direito de adquirir nenhum tipo de supercomputador; Washington considera que os governos desses países são patrocinadores do terrorismo.

Mas este método já se revela ineficiente, devido à facilidade de acesso a processadores poderosos provenientes de outras origens, disse aos repórteres o chefe de Pessoal da Casa Branca, John Podesta.

Recentemente, uma reportagem da rede de TV americana NBC revelou que o Iraque vem adquirindo grandes quantidades de video games do tipo Sony Playstation. Não há controle para a exportação desses aparelhos.

Os especialistas contam que o microprocessador que equipa o PlayStation é mil vezes mais poderoso do que o computador mais sofisticado disponível para venda ao consumidor doméstico, o que os torna muito interessantes para uso militar. Com isso, podem proporcionar gráficos extremamente sofisticados para sistemas de direção de mísseis.

Mesmo o antigo "Game Boy", que já tem 11 anos, tem mais poder de processamento do que a combinação de todos os computadores que levaram o homem à Lua, exemplificou um especialista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;