Internacional Titulo
Inseto do período jurássico ainda vive na Austrália
Por Das Agências
13/02/2001 | 10:45
Compartilhar notícia


Uma espécie de inseto do período jurássico, que teoricamente havia sido exterminado por ratos há 80 anos, continua vivendo na ilha Lord Howe (Austrália), anunciaram nesta terça-feira os cientistas australianos.

O ‘‘dryococelus australis’’, inseto não-voador gigante, que pode alcançar os 15 centímetros de comprimento e 1,5 cm de largura, sobreviveu aos dinossauros até nossa época, mas a comunidade científica achava que havia sido exterminado pelos ratos chegados à ilha de Lord Howew (600 km a Leste da Austrália), em um barco, em 1918.

Na semana passada, cientistas do Serviço de Fauna Selvagem e Parques Naturais do Museu de Ciências Naturais da Austrália encontraram três fêmeas da espécie e ovos em uma ilhota rochosa situada a 23 km de Lord Howe.

‘‘Ver esses insetos desaparecidos nos fez sentir em outra época. Não há palavras para explicar essa sensação’’, declarou Nick Carlysle, membro da equipe que realizou a descoberta.

O diretor da equipe, o dr. David Priddel, estimou que provavelmente existam apenas somente algumas dezenas de exemplares desta espécie, e os cientistas vão tentar reintroduzi-la na ilha Lord Howe.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;