Memória Titulo MEMÓRIA
A vida em comunidade e de trabalho nas Colônias
Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


“O Batistini já não tem o rosto italiano, pois congrega muitas outras raças. Eu tenho raízes paraibanas. E que, por tudo, que o dia de hoje faça parte da história.”

Cf. vereador Jorge Araujo, sexta-feira, durante sessão solene na Câmara de São Bernardo.

A missa solene dos 130 anos do bairro Batistini, domingo, na Matriz de Santo Antonio, na Estrada Galvão Bueno, em São Bernardo, foi outro momento emocionante desta programação genuinamente batateira. Como no passado das grandes quermesses do Batistini, parecia que todo o bairro estava presente.

Sexta-feira, na Câmara, esta página Memória se comprometeu a publicar todas, ou a maioria das fotos expostas. E hoje reafirmamos este propósito, por três motivos principais:

1 – As fotos são expressivas, a maioria inédita.

2 – São imagens que contam parte significativa da história das Colônias de São Bernardo.

3 – Todas as fotos estão devidamente digitalizadas. Falta identificar várias delas. Mas Ilzo Junior, da Assessoria do vereador Jorge Araujo - organizador desta homenagem - ficou de ir enviando as imagens aqui pra Memória. E teremos o apoio de outro pesquisador, Alexandre Vinturini, com quem tivemos o prazer de sentar durante a sessão solene de sexta-feira na Câmara de São Bernardo.

O BARCO DOS IMIGRANTES

Não publicaremos as fotos expostas dia após dia. Vamos degustando aos poucos, como nossos antigos degustavam o vinho que eles mesmos produziam pelos lados da Linha Galvão Bueno, com uva ali plantada. Mas uma vez por semana, a gente boa do bairro Batistini estará aqui neste espaço, devidamente identificado pelo barco dos imigrantes do logotipo idealizado por Ilzo Junior, nosso parceiro neste trabalho.

Para começar, escolhemos duas fotos antigas nossas preferidas. Os colonos do Batistini faziam carvão. E viviam em comunidade, mesmo na carroceria de um caminhão.


Diário há 30 anos

Domingo, 12 de julho de 1987 – ano 30, edição 6492

Manchete – Comércio confirma aumento de vendas.

GRANDE ABC – Municípios corrigem orçamentos no mercado financeiro. Reportagem: Denise Caboclo.

EDUCAÇÃO – Movimento pró-Universidade do ABC ganha força; criada comissão executiva, sob a coordenação do vereador José Nanci; um sonho de 10 anos.

EDITORIAL – Criação da UABC exige o apoio de todos.

NOTA – Se hoje a Universidade do ABC é realidade, será que os atuais dirigentes se lembram dos antigos que batalharam pela mesma? Será que o José Nanci – um intelectual dos mais queridos – foi homenageado, mesmo em memória? Será que editoriais como este do Diário foram colocados nos anais da instituição?

Em 12 de julho de...

1902 – Nasce, em São Caetano, Caetano Capuano. Formou na ponta-direita do clube Sírio, da Capital. E foi o primeiro morador de São Caetano a se sagrar campeão brasileiro pela seleção paulista, conforme pesquisa do saudoso Mario Botteon.

1917 – A greve de 1917. Do noticiário do Estadão: 15 mil operários parados em São Paulo. Nada faz prever que este número decresça tão cedo. O bairro do Brás policiado por forças de armas embaladas.

1932 – Três dias após a deflagração da revolução constitucionalista, o Grande ABC emite manifesto público conclamando voluntários a engrossar o Comando Geral
em defesa da causa da Constituição brasileira.

1942 – Fundada, em Santo André, a Cooperativa de Consumo dos Trabalhadores Sindicalizados. Na presidência, Rolando Frati.


Hoje

Dia do Engenheiro Florestal


Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 12 de julho:

Na Bahia, Aracatu, Lajedinho, Malhada de Pedras e Pedrão

Em Pernambuco, Casinhas e Manari

No Paraná, Diamante do Sul

Fonte: IBGE


Santos do Dia

João Gualberto (Itália, Florença, 995 – Umbria, 1073). Monge. Fundador de mosteiro segundo as regras de São Bento. Padroeiro da Guarda e Engenharia Florestal.

João Jones

João Wall  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;