Setecidades Titulo PREVENÇÃO
Carreta da Mamografia fez 4.312 exames na região

Equipamento do governo do Estado esteve neste ano em quatro dos sete municípios

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
23/06/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Em quatro das sete cidades do Grande ABC em que o programa Mulheres de Peito, do governo estadual, esteve presente neste ano com a Carreta da Mamografia, 4.312 mulheres tiveram a oportunidade de realizar o exame, importante instrumento de prevenção ao câncer de mama.

Santo André, onde o equipamento ficou estacionado em abril por três semanas, realizou 675 procedimentos. Do total, houve 13 solicitações para agendamento com especialista, devido aos resultados terem apresentado alteração.

Em São Bernardo, a carreta chegou em maio e ficou por 45 dias, realizando 1.550 exames, que ainda estão em análise, em dois locais diferentes. No território de São Caetano, a carreta se despediu no dia 16, após 31 dias e 987 mamografias realizadas. A auxiliar de classe Arineia Maria Xavier Pasquini, 38 anos, foi uma das mulheres que utilizaram o serviço. “Minha ginecologista pediu o exame e, primeiramente, a guia foi para agendamento no Hospital São Caetano. Quando souberam da carreta, entraram em contato e fui até lá. As técnicas de mamografia foram muito atenciosas e cuidadosas”, lembra ela, que pegará hoje o resultado do exame realizado.

A auxiliar de cozinha Vanessa Cristina Batista, 37, conta ter um nódulo no seio, o que fez com que a médica dela pedisse a mamografia. “Como eu sabia da carreta, por ser mais rápido, fui até lá. A equipe foi muito atenciosa”, recorda ela, que aguarda o resultado.

Do total das mamografias da cidade, houve uma biópsia e 12 casos de Bi-rads (sigla em inglês para sistema de dados de imagens da mama) alterados. Duas pacientes eram de municípios vizinhos e foram direcionadas pela equipe da carreta para a mastologia do Hospital Pérola Byington, na Capital. As pacientes de São Caetano foram encaminhadas para tratamento na rede municipal.

Em Mauá, a carreta ficou por 24 dias, entre fevereiro e março, resultando em 1.100 exames feitos. A Prefeitura não informou se houve algum diagnóstico grave.

Nenhuma das cidades possui demanda reprimida para mamografia atualmente.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;