Memória Titulo MEMÓRIA
Alunos e professores estudam a sua patrona
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
09/06/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Localizada no Jardim Santo Alberto, em Santo André, a Escola Estadual Professora Wanda Bento Gonçalves une-se em torno da sua patrona. Os dados básicos já existem. Mas a escola quer mais. E um concurso interno, de redação e desenhos, deverá ser realizado ainda este ano. Os melhores trabalhos serão publicados aqui em Memória.

A Escola Professora Wanda Bento Gonçalves é o tema da Memória na TV desta semana, no ar pelo site www.dgabc.com.br .

Uma equipe dedica-se a um projeto da Secretaria de Educação do Estado: levantar a história de cada patrono de escola que fará parte de uma base de dados que se tornará pública no site do Centro de Referência em Educação Mário Covas.

É um belo projeto. Dele nos fala o professor Edson de Oliveira Andrade, que esteve no estúdio da TV DGABC. Dele também nos fala a professora Erika Pimentel.

Erika entrou em contato com os familiares da professora Wanda. Reuniu fotos e documentos para o jornal interno da escola. Também entrou em contato com uma colega professora que trabalhou com a professora Wanda: “Ela se disponibilizou a fornecer fotos e uma entrevista, em forma de palestra, na qual enfatizará a importância da Educação e o empenho da professora Wanda para que seus alunos tivessem acesso à Educação acadêmica”, informa Erika.

Depois da entrevista gravada com o professor Edson, visitamos a EE Professora Wanda Bento Gonçalves. Fomos recebidos pela diretora Edna Aparecida Mendes Silva e equipe. Estivemos no acervo histórico que preserva as fichas dos antigos alunos.

Vivemos uma tarde maravilhosa. A escola está, de fato, empenhada em construir memória. Uma família de 1.400 alunos, 110 professores e funcionários. O resultado está no site do Diário. Um exemplo para outras escolas.

A PATRONA

Professora Wanda Bento Gonçalves (São Carlos, 26-11-1920 – Santo André, 17-4-1978) lecionou durante 30 anos em escolas de Bragança Paulista, Ilhabela, Fernandópolis e Santo André.

Em Santo André foi professora nas escolas Professor Benedito Gomes de Araújo, em Vila Pires, e Professor José Augusto de Azevedo Marques, do antigo 1º Grupo, hoje no bairro Casa Branca.

Em casa manteve um curso de admissão ao ginásio.

O nome da professora Wanda foi dado ao antigo Grupo Escolar do Jardim Santo Alberto pelo decreto estadual nº 14.278, de 20-11-1979.

Diário há 30 anos
Terça-feira, 9 de junho de 1987 – ano 30, edição nº 6463

MANCHETE – Gasolina a Cz$ 22,80; álcool a Cz$ 14,90.

EDITORIAL – Luta pela Billings deve ser causa de todos.

SÃO CAETANO – Envolvido no escândalo do DAE vende propriedades. Reportagem: Eduardo Borga.

PRIMEIRA DIVISÃO – No Bruno Daniel, Santo André 1, gol de Mané, XV Jaú 0.

Em 9 de junho de...

1917 – A guerra. Do noticiário do Estadão: Antonio Paolli, ex-ministro alemão no Brasil, deixa o País, juntamente com ex-cônsules alemães de várias cidades.

Paolli declarou que mantinha esperanças de vir novamente ao Brasil assim que a guerra terminasse.

1962 – Santo André inaugura o Grupo Escolar dos bairros Príncipe de Gales e Sacadura Cabral.


Hoje

Dia Nacional de Anchieta (Apóstolo do Brasil)
Dia do Porteiro
Dia do Tenista


Santos do Dia

José de Anchieta
Ricardo de Andria
Diana


Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 9 de junho:

Em Tocantins, Araguatins
No Amazonas, Barreirinha
Em Santa Catarina, Botuverá

No Maranhão, Cedral e Godofredo Viana
Na Bahia, Cícero Dantas
No Piauí, Fronteiras

No Rio de Janeiro, Magé
No Pará, Oriximiná
Em Pernambuco, Palmares

Em Minas Gerais, Pitangui
Em Alagoas, Porto de Pedras

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;