Política Titulo Aliado do Estado
Auricchio é eleito para presidir Bacia Hidrográfica

Tucano de São Caetano foi escolhido para
chefiar comitê; região volta à frente do grupo

Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
31/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), foi eleito ontem presidente do CBH-AT (Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê), colegiado ligado ao governo do Estado que faz gerenciamento dos recursos hídricos em São Paulo. O tucano substituirá Chico Brito (sem partido), ex-prefeito de Embu das Artes, que estava no comando do órgão desde o ano passado.

Indicado à frente do colegiado por articulação do governador Geraldo Alckmin (PSDB), integrado pelas sete cidades do Grande ABC e outros 29 municípios da Região Metropolitana, Auricchio projetou acelerar o debate em torno da revisão da Lei Específica da Billings. “Essa é uma demanda antiga. Atualmente, o Consórcio Intermunicipal já tem feito o protagonismo dessa discussão. Vamos levar esse assunto para o comitê parta acelerar isso”, frisou o prefeito.

A revisão da legislação sobre a Billings voltou à pauta na atual gestão. Por meio do Consórcio, os prefeitos da região pleitearam, junto à secretaria estadual de Meio Ambiente, há duas semanas, mudanças no zoneamento. A ideia é permitir a exploração de atividades econômicas nas regiões próximas à represa. “A região tem um subcomitê, da Billings, todos os prefeitos (do Grande ABC) têm solicitado a revisão dessa lei. O comitê vai trabalhar para buscar não só o aperfeiçoamento dessa lei (da Billings), como outras também. O comitê têm cinco subcomitês atrelados. A ideia é melhorar não só a proteção dos mananciais, mas promover o desenvolvimento econômico para essas cidades que estão nessas áreas”, pontuou Auricchio, ex-secretário de Esportes de Alckmin.

Chefe da Pasta estadual de Meio Ambiente, Ricardo Salles admitiu, recentemente, a possibilidade de atender às reivindicações dos prefeitos da região. Ponderou, porém, que as modificações sejam acompanhadas de “justificativas plausíveis”. As sete cidades têm até o fim do mês que vem para elaborar esse documento.

Com a ida de Auricchio para o comando do comitê, o Grande ABC retoma o protagonismo do órgão. O último prefeito que ocupou a presidência da entidade foi o ex-prefeito de Ribeirão Pires Clóvis Volpi (sem partido, 2005-2012).

O mandato do tucano vai até março de 2019. Além de Auricchio, foram eleitos: o diretor adjunto do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Francisco de Assis Ramalho, como vice-presidente do comitê; e o superintendente do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Ricardo Borsari, como secretário.(Colaborou Yara Ferraz) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;