Política Titulo Tucanato
PSDB-SP tira Zé Augusto da presidência do partido

Júnior Carvalho
do Diário do Grande ABC
25/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
DGABC


O PSDB estadual decidiu na segunda-feira destituir o ex-vereador de Diadema José Augusto da Silva Ramos da presidência da legenda na cidade. A decisão, já esperada internamente, foi tomada com base no fracasso do partido nas eleições de outubro no município. Além de ficar de fora da chapa vitoriosa do prefeito Lauro Michels (PV), a sigla não elegeu vereadores.

O tucanato em Diadema é o único da Grande São Paulo que passará por destituição. Os diretórios estadual e municipais terão os comandos renovados por dois anos, conforme decisão amarrada pela cúpula nacional da legenda para manter o senador Aécio Neves (PSDB-MG) no comando da sigla.

O Diário apurou que Zé Augusto tentou impedir o revés. O tucano alegou que o pífio desempenho da sigla na cidade foi reflexo da crise política e da rejeição aos políticos tradicionais – ex-prefeito e ex-deputado, Zé Augusto está na vida pública há 30 anos. Diferentemente da eleição de 2012, quando foi o vereador mais votado (obteve 7.254 votos), no pleito de outubro o tucano amargou a primeira suplência após angariar menos da metade dos votos de quatro anos atrás: 2.420 adesões.

O argumento não convenceu. A análise dos dirigentes tucanos é que foi justamente a crise política, com o impeachment da petista Dilma Rousseff, que beneficiou o partido na corrida eleitoral de 2016 nos municípios. No Grande ABC, foi o melhor desempenho do PSDB no Grande ABC em toda sua história: das sete cidades, garantiu vitória em quatro: Paulo Serra, em Santo André; Orlando Morando, por São Bernardo; José Auricchio Júnior, de São Caetano, e Gabriel Maranhão, reeleito em Rio Grande da Serra. O tucanato também elevou de nove para 22 sua bancada de vereadores na região.

Além de não eleger representantes na Câmara diademense, sob o comando de Zé Augusto o PSDB local abriu mão de emplacar a candidatura a vice na chapa de Lauro. Mulher do tucano, a ex-vereadora Maridite Cristóvão (PSDB) chegou a ser escolhida pelo prefeito, que depois cedeu à pressão do PV e entregou o posto ao ex-vereador Márcio da Farmácia (PV).

Zé Augusto é a principal liderança do PSDB de Diadema. Por duas eleições municipais seguidas, em 2004 e 2008, o tucano foi nome unânime para disputar a Prefeitura – perdeu nas duas ocasiões. A legenda garantiu ao tucano mandato de deputado estadual. Em 2012, foi justamente sua influência na sigla que impediu que Lauro, então vereador do partido, disputasse o Paço. No fim, a mulher do tucano acabou sendo a prefeiturável – ficou em terceiro,

Com a destituição, comissão provisória será nomeada nos próximos dias. O nome de Atevaldo Leitão, atual secretário de Segurança Alimentar do governo Lauro, é ventilado para o cargo. Zé Augusto não retornou aos contatos do Diário para comentar o assunto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;