Política Titulo Depois de polêmica
Pery banca manual a servidores: ‘Atendimento de excelência’

Presidente da Câmara de São Bernardo instituiu normas de condutas e vestimenta aos funcionários

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
17/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DAGBC


Presidente da Câmara de São Bernardo, Pery Cartola (PSDB) afirmou que vai manter o “manual de respeito ao cidadão”, normas aplicadas por ele de boas condutas a funcionários da Casa, que envolvem a vestimenta e o tratamento aos munícipes.

Apresentado na semana passada pelo tucano, o conjunto de regras causou polêmica e críticas do Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos) de São Bernardo.

“Quando cheguei à presidência ouvi muita reclamação com relação ao tratamento dado pelos funcionários aos cidadãos. Era um tratamento mal-educado, com falta de respeito. Minha ideia é padronizar esse atendimento, mostrar como se comportar no atendimento ao cidadão e se portar ao tratar uma autoridade. Quero oferecer um tratamento de excelência no Legislativo”, defendeu-se Pery.

Dentre as normas estão a preferência por uso de batom e unhas em cores claras; evitar maquiagem em excesso e roupas amassadas; optar por perfumes com fragrâncias suaves; não usar meias claras com roupas escuras (para ele, meia é uma extensão da calça e prolongamento do sapato); e fazer a barba diariamente. Sobre o comportamento, a presidência recomenda que se cumprimente alguém com mãos firmes, com três sacudidas e evitando tapa nas costas e beijos no rosto.

“É uma recomendação, uma orientação. Não haverá punições, pois são normas facultativas. Não posso deixar um colaborador nosso atender um munícipe de bermuda e chinelos. Mas cada um segue se quiser”, avisou Pery.

O presidente da Casa afirmou que não implementará normas de vestimenta aos colegas vereadores. Em algumas Câmaras e na Assembleia Legislativa, por exemplo, os políticos precisam trajar terno e gravata para circular pelo plenário. No Legislativo de São Bernardo não há restrições quanto às roupas dos vereadores – tanto que era comum ver parlamentares com camisetas de times de futebol.

“Não imaginei que causaria tanta polêmica porque meu intuito foi padronizar o atendimento, como acontece nas grandes empresas pelo mundo afora”, finalizou Pery. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;