Economia Titulo
Operação debela cartel de gases medicinais e industriais
Por
19/02/2004 | 00:01
Compartilhar notícia


De acordo com fontes ligadas à Polícia Civil, nesta quarta-feira de manhã foi deflagrada uma operação gigante de busca e apreensão que reuniu 12 técnicos da SDE (Secretaria de Direito Econômico), cinco promotores, quatro delegados e dez agentes da Polícia Federal em São Paulo. Foram apreendidos bens e documentos na White Martins, Air Products, Aga S/A, Air Liquide Brasil e Indústria Brasileira de Gases, empresas que, juntas, dominam 99% de um mercado que no Brasil movimenta R$ 2,4 bilhões ao ano. Motivo: debelar um suposto cartel do mercado de gases industriais e medicinais.

Foram apreendidos bens e documentos que vão dar continuidade a um processo que vem sendo costurado há quase um ano pela SDE, com apoio do Ministério Público paulista.

Detectada a suposta cartelização, as suspeitas se concentram na forma ampla de atuação das empresas. No caso dos gases medicinais, os prejudicados seriam governos estaduais, hospitais públicos e privados. Descobriu-se que as empresas do setor acertavam entre si quem seria a vencedora das licitações públicas. Esse acerto era supostamente feito por telefone ou em reuniões fechadas em hotéis ou restaurantes. Para chegar a essas conclusões, o MP obteve autorização judicial de quebra de sigilo telefônico e monitorou conversas. A suposta negociação entre os membros do cartel era feita por meio de códigos. Azul representava a Air Liquide, verde era a White Martins, vermelho significava a AGA e amarelo, a Air Products.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;