Economia Titulo
Volks é condenada a fazer estudo de impacto ambiental
Por Do Diário do Grande ABC
17/02/2000 | 09:47
Compartilhar notícia


A Volkswagen foi condenada pela 3ª Vara Cível da Justiça de Sao Carlos a realizar num prazo de seis meses estudo de impacto ambiental na área em que está instalada no município, sob pena de cobrança de multa de R$ 50 mil por dia após esse prazo e ainda correndo o risco de ter sua desativaçao indicada pela Justiça, caso o estudo considere que o funcionamento da fábrica comprometeu de forma irreparável o ecossistema.

A fábrica, inaugurada em 1996 com investimentos de R$ 270 milhoes, foi construída em uma Area de Proteçao Ambiental (APA), considerada uma das últimas remanescentes de cerrado no Estado de Sao Paulo. Apesar do Relatório de Impacto Ambiental (Rima) ser exigido para qualquer construçao do mesmo porte, a Secretaria do Meio Ambiente de Sao Carlos e a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) dispensaram o relatório. A assessoria da Volks disse que a empresa nao vai se manifestar e nem informa se a montadora vai recorrer da decisao judicial, o que lhe é possível. A fábrica da Volks em Sao Carlos já enfrenta na Justiça outra açao que contesta a doaçao da área por parte da prefeitura. Nesse caso, a empresa nao teria que devolver o terreno, mas se comprometer a pagar por ele.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;