Nacional Titulo
Brasil, Colômbia e Peru fecham acordo sobre rios amazônicos
Por Da AFP
11/02/2004 | 17:16
Compartilhar notícia


Os ministros da defesa do Brasil, Colômbia e Peru assinaram nesta quarta-feira, a bordo de um navio no rio Amazonas, um acordo para reforçar o controle fluvial nesta região. O local serve de porta de saída para a droga colombiana e de entrada para as armas destinadas aos grupos ilegais colombianos. Trata-se do primeiro acordo trilateral entre países sul-americanos.

O preâmbulo do Memorando de Entendimento ressalta o compromisso dos três países em "trabalhar coordenadamente para reprimir o tráfico ilícito de drogas e seus crimes conexos, o terrorismo, a delinqüência transnacional, o tráfico de armas, munições e explosivos (e) o contrabando de precursores químicos".

O acordo foi assinado pelos ministros José Viegas (Brasil), Jorge Alberto Uribe Echevarría (Colômbia) e Roberto Chiabra León (Peru), assim como pelo ministro brasileiro da justiça, Márcio Thomas Bastos, por ser responsável pelas operações da polícia federal que nos países vizinhos está sob a égide dos ministérios da defesa.

A cerimônia se realizou a bordo do navio-patrulha Pedro Teixeira que navegava subindo o Amazonas (em um trecho chamado Solimões no Brasil) em frente às cidades de Tabatinga (Brasil) e Leticia (Colômbia) em sua margem direita e povoados peruanos na margem oposta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;