Setecidades Titulo Projeto
Semasa aguarda R$ 20 mi para construir estação
Renan Fonseca
16/02/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


 

O Semasa (Serviço de Saneamento Ambiental de Santo André) anunciou para o segundo semestre a construção da primeira estação de tratamento de esgoto para produção de água de reúso do município. O projeto vai permitir recolher os dejetos de bairros da região do Parque do Pedroso. Por dia, mais de 4.000 metros cúbicos de água de reúso serão produzidos através do esgoto do Parque Miami, Jardim Riviera e Recreio da Borda do Campo.

O governo do Estado vai financiar 100% do empreendimento, por meio do programa Reágua (Programa Estadual de Apoio à Recuperação de Águas), vai depositar cerca de R$ 20 milhões para a autarquia erguer o empreendimento. A água de reúso é utilizada atualmente em ações de manutenção executadas pela Prefeitura, como regar canteiros públicos e limpar bueiros.

A estação de tratamento vai ser construída nas proximidades do Parque do Pedroso, no bairro Recreio da Borda do Campo.

Hoje, o Semasa compra 1.300 metros cúbicos por mês de água de reúso da Sabesp. "Com a estação de tratamento, além de conseguirmos aumentar o volume de esgoto tratado na cidade, vamos suprir a necessidade por esse produto", avaliou o diretor do Departamento de Manutenção e Operação do Semasa, Fernando Debeus Costa.

O projeto da estação de tratamento foi arquitetado pela própria autarquia em 2009. O órgão aguarda a liberação da verba e assinatura do contrato, prevista para junho. "Podemos também vender água de reúso para indústrias instaladas na cidade", estimou o diretor. No setor industrial, a água reaproveitada pode ser usada para resfriamento de caldeiras e limpeza de galpões, por exemplo.

Segundo o Semasa, o prazo para que a nova estação de tratamento entre em operação é de quatro anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;