Cultura & Lazer Titulo Arte
Tempo para recorrer exposições
Por Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
12/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Quem prefere escapar do samba pode curtir um programa mais tranquilo neste Carnaval. Na contramão da folia, há algumas exposições interessantes, que ficam em cartaz na Capital, com entrada franca ou a preços populares.

Um jogo de futebol pode ser improvisado em todo e qualquer lugar. É isso o que comprova a exposição "Ora, Bolas! O Futebol Pelo Mundo", que traz imagens de inúmeras partidas, sejam em plena Muralha da China ou mesmo em um mosteiro budista de Mianmar.

Além das fotografias, vídeos e textos revelam curiosidades sobre as nações representadas. No Museu do Futebol (Estádio do Pacaembu), o público ainda confere uma vitrine com bolas usadas em Copas do Mundo, a partir de 1970.

O artista Tide Hellmeinster (1942-2008) se inspirou em passageiros do transporte coletivo e pedestres de São Paulo para produzir uma coleção de personagens bem originais. O resultado está na exposição "Brava Gente", na Caixa Cultural (Unidade Sé).

Depois de observar as expressões do cotidiano. Hellmeinster costumava imaginar a vida de cada pessoa para então recortar, colar e pintar os rostos. Uns são tristes. Outros, bondosos. Há também os malandros, os abatidos e os conformados.

Outra opção de artes visuais é o coletivo "Urban Manners 2 - Artistas Contemporâneos da Índia", que está no Sesc Pompéia. A mostra revela as contradições da Índia atual por meio de trabalhos assinados por 11 artistas indianos. Entre os temas que ganham expressão: perda de valores, consumismo e pobreza.

Também na Caixa Cultural (Unidade Sé), "A Arte de J. Borges: do Cordel à Xilogravura" leva o público a conhecer a trajetória do artista pernambucano José Francisco Borges. Em foco está a produção de cordéis e gravuras em cenários que ilustram o universo cultural do Nordeste.

Com abertura hoje na Caixa Cultural (Galeria da Paulista), a mostra "Lothar Charoux: Entre Vida e Obra" faz retrospectiva de um dos grandes artífices da arte concreta brasileira. No total, são 40 obras. Entre elas, guaches sobre papel e acrílicas sobre tela. Há também vitrines expositivas com objetos, documentos e fotografias.

Endereços

A Arte de J. Borges Caixa Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111, São Paulo. Tel.: 3321-4400. De ter. a dom., das 9h às 21h. Grátis. Até dia 28. (Obs.: fecha na terça)

Brava Gente Caixa Cultural São Paulo. De ter. a dom., das 9h às 21h. Grátis. Até 28 de março. (Obs.: fecha na terça)

Ora, Bolas! O Futebol Pelo Mundo

Estádio do Pacaembu - Praça Charles Miller, s/nº. Tel.: 3664-3848. De ter. a dom., das 10h às 18h. Ingr.: R$ 6. Até dia 14.

Lothar Charoux: Entre Vida e Obra Caixa Cultural (Galeria da Paulista) - Av. Paulista, 2.083. Tel.: 3321-4400. De ter. a sáb., das 9h às 21h; dom. e fer., das 10h às 21h. Grátis. Até 21 de março.

Urban Manners 2 Sesc Pompéia - Rua Clélia, 93. Tel.: 3871-7700. De ter. a sáb., das 10h às 21h; dom. e fer., das 10h às 20h. Grátis. Até 4 de abril. (Obs.: fecha na quarta)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;