Esportes Titulo Corrida
Tanzaniano Martin Sulle vence a VW Run
Por Carlos Tadeu
Especial para o Diário
23/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Com o excelente tempo de 28min53s, o tanzaniano Martin Sulle, 28 anos, da equipe Fila, foi o vencedor dos dez quilômetros da terceira edição da etapa de São Bernardo da Volkswagen Run, realizada no domingo, na fábrica da multinacional.

Sulle encarou pela primeira vez o percurso, que passa pelo interior da fábrica, na linha de produção, e não encontrou dificuldades. "Estou acostumado a treinar subindo e descendo montanhas. Por isso, fui bem, mesmo na parte mais complicada da prova", comentou ao se referir às rampas de acesso que levam os atletas ao setor de montagem.

O tanzaniano mora no Brasil há apenas três meses, em Nova Santa Bárbara, no Paraná. Mesmo assim, essa já foi a sua sexta vitória em território nacional.

Em 2007 e 2008, a Volkswagen Run foi disputada apenas na região. No entanto, devido ao sucesso, neste ano foram realizadas também as etapas de Taubaté, no Vale do Paraíba, e São José dos Pinhais, no Paraná.

Assim, tornou-se um circuito, vencido pelo queniano Emmanuel Kipkemei, segundo colocado de domingo com o tempo de 29min04s, que somou mais pontos nas três etapas e ganhou como prêmio um Polo BlueMotion 0 KM, versão com apelo ecológico, que sofreu alterações mecânicas e eletrônicas, estudadas para diminuir os índices de consumo e emissões.

Três brasileiros completaram o pódio. Damião Ancelmo de Souza (29min59s) ficou em terceiro, seguido de Geovane dos Santos (30min07s) e Gilmar Silvestre dos Santos (30min15s).

No feminino, houve dobradinha da equipe Fila. A queniana Eunice Kirwa foi a primeira colocada com o tempo de 34min03s. Yemer Ayle, da Etiópia, terminou em segundo, com 34min49s.

"Tive um início tranquilo e acabei fazendo boa prova. Achei o percurso legal. Foi uma experiência nova participar desta corrida", declarou a campeã de 25 anos.

Sueli Pereira (35min24) foi a terceira colocada. Fabiana Cristine da Silva, vencedora do ano passado, fez o tempo de 36min15s e acabou em quarto. Shirleide de Oliveira (37min49) completou o pódio em quinto lugar.

Os atletas da Fila, vencedores no masculino e feminino, são treinados por Moacir Marconi, 51 anos, mais conhecido por Coquinho.

A premiação total foi de R$ 25 mil, divididos entre os cinco primeiros no masculino e feminino.

Houve também sorteio de um Novo Gol para os participantes que completaram a prova em até uma hora e 45 minutos. A banda Skank fez a festa dos atletas ao comandar o show de encerramento.

‘Prova de 2010 já está confirmada', garante Padovan
"A prova de São Bernardo já está confirmada em 2010." A revelação foi de Flavio Padovan, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen. "O evento tornou-se tradicional, é um sucesso. Ganhou muitos adeptos. Precisamos limitar em 4.000 atletas pela estrutura da corrida", completou.

"Oferecemos 500 vagas só para os funcionários. As demais são divididas entre clientes, atletas de elite do Brasil e estrangeiros, além dos corredores amadores", comentou Ricardo Julio, assessor de imprensa da VW.

Dois corredores anônimos merecem destaque especial. O reparador de veículos Marcos Adriano de Carvalho, 36 anos, mais conhecido por Fanta, e Fabricia Miriam Silva de Sousa, 24 anos, controladora estatística do processo, que trabalha no controle de qualidade da linha de montagem.

Eles foram os vencedores entre os funcionários da multinacional. Marcos com o tempo de atleta de elite (33min37s), e Fabricia com 53min14s. Ambos também foram os melhores nas edições anteriores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;