Setecidades Titulo Carnaval 2009
Blocos abrem alas ao Carnaval oficial
Vanessa Fajardo e Kelly Zucatelli
09/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Sem receber verba das prefeituras e independentes da programação oficial das ligas das escolas de samba, os blocos carnavalescos tradicionalmente abrem alas para o Carnaval do Grande ABC.

Na sexta-feira (13), a uma semana da abertura oficial do evento, a banda Concentra Mas Não Sai inicia a programação em Santo André. Mais de 100 foliões são esperados a partir das 20h na Rua Arthur de Queirós, 32, no bairro Casa Branca. A bateria da escola de samba Vila Alice, de Diadema, é uma das convidadas da festa, que não acaba antes das 2h. Para participar é necessário adquirir a camiseta-convite vendida a R$ 15 no local da festa.

No sábado (14), assim como ocorre todos os anos, uma multidão deve acompanhar o Bloco das Mocreias em Ribeirão Pires. Fundado em 1970, o maior e mais tradicional grupo de foliões do Carnaval de rua do Grande ABC reúne cerca de 20 mil pessoas. A concentração será a partir das 11h no Centro da cidade, e o desfile começa às 14h30 com o grito Ah! Eu sou Mocreia!

O marco do bloco são os milhares de homens que se vestem de mulheres e saem pelas ruas centrais dançando marchinhas. No meio da avenida, eles incorporam personagens com Marilyn Monroe, Xuxa e as Paquitas, Ana Maria Braga, entre outras, e caem na brincadeira. O presidente do bloco, Mário Malerba, contou que neste ano um caminhão de som ficará na Praça 45 Graus para que as pessoas que não acompanham o bloco também possam se divertir.

Durante a concentração, a animação ficará por conta da bateria da escola de samba União da Vila, de Mauá. Na saída do bloco, a banda Sassarico tocará marchinhas carnavalescas, frevos instrumentais pernambucanos e axé.

Para evitar transtornos no trânsito e na segurança dos munícipes, a Prefeitura de Ribeirão Pires interditará a Rua Stella Bruna Nardelli durante todo o dia do desfile do bloco.

BALANCÊ - Pela primeira vez, o bloco Balancê Cultural deverá reunir cerca de 1.000 pessoas na Avenida Presidente Kennedy, em São Caetano, no domingo (15), das 16h às 18h30. "Como o evento será inédito, não elaboramos uma camiseta específica. Os foliões poderão ir vestidos como quiserem", explicou uma das organizadoras da Secretaria de Cultura Abigail Montanher.

O ponto de encontro dos participantes será em frente ao Teatro Paulo Machado de Carvalho e seguirá até o fim da via. No carro de som estará a Corporação Municipal de São Caetano, que tocará cerca de 20 marchinhas. As bateria das escolas de samba da cidade também farão performances durante o desfile dos foliões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;