Cultura & Lazer Titulo Festival
Amantes do choro têm agenda cheia
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
20/06/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


No Grande ABC e na Capital não faltam opções para quem aprecia as sonoridades dos pandeiros e bandolins. Amanhã e no domingo, a partir das 16h, no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo, ocorre o Festival Viva o Choro.

Promovido pela ONG Brazilian Heart, que atua na divulgação da música popular brasileira, o evento tem entrada franca e conta com palestras e apresentações de renomados instrumentistas da região. Quem for ao teatro amanhã poderá conferir o workshop sobre composição ministrado pelo maestro Ian Guest, das 16h às 18h.

Em seguida, das 18h às 20h, no saguão do teatro, haverá shows de diversos artistas locais. Às 20h, será a vez do grupo Joca 7 Cordas.

A instrumentista Jane do Bandolim encerra a programação de amanhã com um concerto às 21h. Além das performances musicais, haverá estandes com instrumentos, CDs de choro e livros sobre esse gênero.

A programação de domingo também inclui o workshop de Guest, no mesmo horário; e os shows dos grupos Café Brasil e Confraria do Choro, às 20h e às 21h, respectivamente.

Altamiro - Um dos maiores nomes do choro brasileiro, o virtuoso flautista Altamiro Carrilho inicia hoje uma série de três espetáculos no Teatro Fecap (Avenida Liberdade, 532. Tel.: 3188-4149), em São Paulo. Hoje e amanhã, o artista se apresenta às 21h. No domingo, realiza concerto às 19h.

Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada). No palco, o músico, de 83 anos, tem a companhia de Mequinho (violão), Mauricio Verde (cavaquinho), Pedro Bastos (violão de sete cordas) e Eber Faria de Freitas (percussão).

Além de contar com sua banda de apoio, Altamiro recebe convidados especiais durante os shows: o bandolinista Aleh Ferreira, Izaías do Bandolim e o grupo As Choronas.

O repertório traz clássicos como Carinhoso, de Pixinguinha e João de Barro, Brasileirinho, de Waldir Azevedo e Odeon, de Ernesto Nazareth. O ícone mostra ainda composições próprias, caso de Samba de Morro, Deixa o Breque pra Mim e Malandrinho.

Altamiro formou seu primeiro conjunto em 1950. Desde então, lançou cerca de 110 discos e compôs 200 canções. Foi o responsável pelos arranjos e atuou como músico nos três primeiros volumes de álbuns da coleção 100 Anos de Música Popular Brasileira.

Ainda em 2008, serão lançados três discos, quatro DVDs e um longa-metragem para homenagear a carreira do lendário flautista, reconhecido pela competência técnica e carisma.

Festival Viva o Choro - Amanhã e domingo, das 16h às 21h. No Teatro Cacilda Becker - Pça. Samuel Sabatini, 50, São Bernardo.Tel. 4330 3444. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;