Cultura & Lazer Titulo Música
Prêmio TIM: palco e bastidores
Dojival Filho
Enviado especial ao Rio
30/05/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


A sexta edição do Prêmio TIM de Música, realizada anteontem no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, mostrou uma divisão de espaço harmoniosa entre medalhões da MPB e representantes de gêneros com forte apelo popular. Estreante na premiação e líder em número de indicações, o cantor e compositor Paulinho da Viola venceu em quatro das sete categorias em que disputou.

O músico ganhou os prêmios de melhor canção (Vai Dizer ao Vento), melhor disco (Acústico MTV) e melhor cantor de samba. O arranjador do mais recente álbum do veterano sambista, Cristóvão Bastos, também foi premiado.

Mas o que fez a diferença no evento, dedicado ao sanfoneiro Dominguinhos, foi a irreverência de Ivete Sangalo. Ao subir ao palco e receber o prêmio de melhor cantora regional, a diva da axé music mostrou ao público um papel com o nome de Elba Ramalho, uma de suas concorrentes. "A vida inteira eu quis ser ela. É uma estrela maior e eu tenho o direito de homenageá-la", afirmou Ivete. Cercada por um batalhão de repórteres e fotógrafos, Ivete enfrentou dificuldades para sair do Teatro, após a premiação.

Outro momento surpreendente foi a entrega do prêmio de melhor cantor na categoria voto popular ao gaúcho Vitor Ramil. Refinado e inventivo, Ramil é desconhecido pelo grande público, mas derrotou figurinhas carimbadas como Caetano Veloso e Lulu Santos. Ele atribuiu a inesperada vitória à lealdade de seus fãs, que votaram pela internet.

SHOWS
Apresentada pela atriz Marieta Severo e o ator Marcos Palmeira, a festa contou com uma série de dobradinhas musicais entre Dominguinhos e diversos convidados. O cantor e ministro da Cultura, Gilberto Gil, interpretou o hit Eu Só Quero um Xodó, que empolgou a platéia.

Vencedora na categoria melhor cantora de pop rock, Vanessa da Mata teve performance apenas mediana em Lamento Sertanejo, canção pontuada por um belo solo de sanfona.

A nota dissonante ficou por conta da dupla Zezé Di Camargo & Luciano, que acompanhou Dominguinhos no clássico Vida de Viajante. Luciano errou a letra e piorou ainda mais o deslize ao culpar a falta de retorno do volume de sua voz nos fones de ouvido que utilizou. "Vocês me desculpem, mas eu cantei o tempo todo sem me ouvir completamente", justificou um dos ‘filhos de Francisco'. A frase soou inadequada para o clima de festa.

Sem ter intimidade com os fones, Dominguinhos demonstrou desconforto no início da festa, mas falou sobre o problema em outro tom. "Vou passar o show ajeitando os ouvidos", brincou.

Não faltaram episódios curiosos nos bastidores do Prêmio Tim. Quando deixou o teatro, o cantor Martinho da Vila foi interpelado pelo repórter do programa de televisão CQC Felipe Andreoli, da Band, que lhe ofereceu cachaça, para comemorar o prêmio de melhor cantor popular. Martinho recusou a bebida.

Acompanhado pela irmã e ex-parceira musical Sandy, o cantor Junior exibiu um corte de cabelo moicano. "Na verdade, sempre gostei desse corte, mas estava segurando a onda por causa da carreira da dupla", explicou o intérprete.

Uma das atrizes mais assediadas pelos repórteres, Vera Fischer fez questão de elogiar Dominguinhos. Mas ao ser questionada sobre que tipo de música que ouvia quando estava em casa citou o alemão Richard Wagner, um dos maiores compositores eruditos. A ex-Miss Brasil Natália Guimarães fez piada com o namorado, o cantor Leandro, do trio KLB.
"Como anda o namoro?", perguntou um jornalista à modelo. "Mais ou menos", respondeu brincando a bela, sob o olhar de reprovação do namorado, que fingiu esganar o pescoço de Natália.

O repórter viajou a convite dos organizadores.

Vencedores

VOTO POPULAR
Cantor: Vitor Ramil
Cantora: Ivete Sangalo

POP ROCK
Grupo: Nação Zumbi -
Fome de tudo
Cantor: Jorge Benjor
Cantora: Vanessa da Mata
Disco: Ao Vivo no Estúdio -
Arnaldo Antunes

MPB
Grupo: Boca Livre
Disco: Emílio Santiago -
De um Jeito Diferente
Cantor: Emílio Santiago
Cantora: Nana Caymmi

POPULAR
Dupla: Sandy & Júnior -
Acústico MTV
Disco: Fafá de Belém - Ao Vivo
Grupo: Orquestra Popular Céu na Terra - Bonde Folia
Cantor: Martinho da Vila - Do
Brasil e do Mundo
Cantora: Fafá de Belém - Ao vivo

REGIONAL
Cantor: Rodrigo Maranhão -
Bordado
Cantora: Ivete Sangalo -
Ao vivo no Maracanã
Disco: Toda vez que dou um passo o mundo sai do lugar - Siba
Dupla: César Oliveira e Rogério
Melo - O Campo
Grupo: Meninas de Sinhá - Tá Caindo Fulô

SAMBA
Disco: Paulinho da Viola - Acústico MTV
Grupo: Fundo de Quintal - O Quintal do Samba
Cantor: Paulinho da Viola - Acústico MTV
Cantora: Alcione - De Tudo que Eu Gosto

ESPECIAL
Melhor DVD: Maria Bethânia

REVELAÇÃO
Rodrigo Maranhão

CANÇÃO
Vai Dizer ao Vento -
Paulinho da Viola




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;