Cultura & Lazer Titulo Dança
Movimentos da solidão

Espetáculo de dança contemporânea é inspirado no ambiente
da Rua Augusta, um ponto de encontro para diferentes tribos

Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
29/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Emblema máximo da diversidade em São Paulo, a Rua Augusta é ponto de encontro para diferentes tribos, cada uma com linguagem corporal própria, como punks, indies, roqueiros, andarilhos, garotas de programa, gays, lésbicas, travestise drag queens, que transitam noite adentro.

Este cenário diversificado - que acomoda bares, clubes, teatros e casas noturnas - faz parte do cotidiano da Companhia Corpos Nômades, que estreia o espetáculo de dança contemporânea "Na Infinita Solidão Dessa Hora e Desse Lugar", inspirado no ambiente da Rua Augusta.

Com direção-geral de João Andreazzi, a montagem discute sobre a solidão que existe nesse trânsito enquanto apresenta movimentos de figuras da região. "A intenção é provocar reflexão sobre o que desejamos com a contemporaneidade, que é caracterizada pelo excesso de informação e pela sedução do consumo", explica.

Durante o processo de criação da coreografia, o coletivo localizou diferentes corpos e atitudes. "O convívio diário intensificou o nosso laboratório. Pela tarde, vemos pessoas que trabalham aqui enquanto à noite encontramos outros públicos", diz.

Fotografias e vídeos de passantes e músicas que embalam a rua eram captados e levados para os ensaios. "Unimos à Rua Augusta textos diversos como "Na Solidão dos Campos de Algodão", escrito pelo francês Bernard Marie-Koltès", conta João Andreazzi.

Algumas produções serão exibidas durante a coreografia. "Colocamos um vídeo de passantes indo e vindo, que foi produzido de forma simples para que não se tornasse uma criação muito destacada do espetáculo", explica o diretor. Imagens em tempo real também mostram o que acontece na Rua Augusta durante a apresentação.

Com base em pensamentos de Guattari e Deleuze, a companhia ainda apresenta conflitos de discussão entre aspectos como a loucura e a racionalidade, o crime e a cumplicidade, e o desejo comprado e o desejo vendido.


Na Infinita Solidão Dessa Hora e Desse Lugar Dança. Estreia na sexta-feira, às 21h. No Espaço Cênico O Lugar - Rua Augusta, 325, São Paulo. Temporada: de quinta-feira a sábado, às 21h; e aos domingos, às 20h. Ingr.: R$ 15. Até 18 de dezembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;