Memória Titulo Memória
O dia em que Paranapiacaba viajou ao Rio

Memória procura moradores que vivenciaram as Copas do Mundo de 1934 e 1938

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
28/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Memória procura moradores que vivenciaram as Copas do Mundo de Futebol de 1934 (Itália) e 1938 (França). Quem as acompanhou? A turma da foto de hoje, com certeza, teria o que falar, futebolistas que eram.

A imagem é mais um legado do pesquisador Paschoalino Assumpção. É ele quem conta, em registro no verso da foto.

1 – A foto foi tirada no campo do Santa Cruz, no Rio de Janeiro.

2 – A data: 20 de setembro de 1938: Ferroviário FC, do Alto da Serra (Paranapiacaba) 1, Santa Cruz 2.

3 – Em pé: Paschoalino, Sizefredo Almeida, Marcilio Rodrigues, Elisio Soares, Osvaldo Leone, Ali César Closer, José Ferreira Soares e um diretor do clube do Rio.

4 – Agachados: Afonso Siqueira, Antonio Sá, Décio Muniz Ramos, Manoel Nazaré, Romeu Morsa e Joaquim Pinheiro.

Em 28 de junho de...

1969 – Circula o número 1 do jornal O Sindiquim, do Sindicato dos Químicos do ABC.

1974 – Câmara de São Bernardo realiza sessão solene para lembrar o 30º aniversário da partida da Força Expedicionária Brasileira para as operações bélicas da Segunda Guerra Mundial.

Santos do dia

- Argemiro

- Irineu. Discípulo de São Policarpo, que por sua vez foi do apóstolo São João. Nasceu e se formou na Ásia Menor. Viveu na Gália e foi bispo de Lyon, na França. Ali faleceu no ano 202.

- Vicência

- Bvs. Zenão, Nicolau, Ivan e Basílio

News Seller há 50 anos

Domingo, 28 de junho de 1964 – ano 7, nº 320

Manchete – Golpe baixo. Câmara de São Caetano aprova aumento de subsídios. Estamos seguramente informados que estudantes estão preparando uma violenta reação aos vereadores

Fala-se em quebra-quebra, a exemplo do que ocorreu na vez passada.

Naquela ocasião, os acadêmicos fizeram o enterro simbólico do vereador Jaime da Silva Reis e estragos na Câmara, então instalada no Edifício Vitória.

Santo André – Escolas serão muradas, por determinação do prefeito Fioravante Zampol; Instituto Américo Brasiliense terá muro de fecho.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 28 de junho de 1984 – ano 27, nº 5556

Manchete – Votação (emenda Figueiredo, que prevê eleições diretas só em 1988) adiada e governo ainda pode retirar emenda; oposição não recua das diretas

Alimentação – Inaugurado sacolão no pátio da Igreja do Bonfim, no Parque das Nações.

Ribeirão Pires – Prefeitura anuncia aterro sanitário próprio em Ouro Fino. E escolhe novo casarão para o Museu Municipal Família Pires: Rua Alferes Bottacin, 117.

São Caetano – Obras no buracão da Cerâmica vão ser reiniciadas, anuncia o prefeito Walter Braido.

Polícia – Dois morrem em choque de carretas no km 42,7 da Via Anchieta, trecho da serra.

Nas Ondas do Rádio

Relembrando o PRK-30

Texto: Milton Parron

Na história do humorismo no rádio, o programa PRK-30. Era apenas um quadro de Cenas Escolares, outro programa que ia ao ar no fim da década de 1930.

Cenas Escolares, por imposição do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) da ditadura Vargas, acabou se transformando em Piadas do Manduca.

O sucesso daquele quadro – que então se chamava PRK-20 – foi tão grande que Lauro Borges e Castro Barbosa foram contratados por uma emissora concorrente para fazer um programa de meia hora semanal. Só que tiveram de mudar o nome PRK-20, que não lhes pertencia, para PRK-30. E transformou-se numa referência quando se fala em humor no rádio.

Uma jornada que começa em 1936 e vai até 1967, quando Lauro Borges, para surpresa geral, suicidou-se aqui em São Paulo. Em 1975 morreu Castro Barbosa, no Rio.

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Música instrumental de diversos gêneros, fotografias, Notícias no tempo. Aos domingos, Viagem no tempo especial, das 9h às 11h, com reprise das 16h às 18h. Destaques da edição: Altemar Dutra, A Pretendida; Moacyr Franco, Doce Amargura, a pedido de Maria Marta, de Bragança Paulista; Demônios da Garoa, Saudosa Maloca, a pedido de Julio Nascimento, de São Caetano.

Estadão AM (700) e FM (92,9) – Estadão Acervo – Os 100 anos da Primeira Guerra Mundial: os motivos que desencadearam o conflito entre as grandes potências europeias. Os 70 anos de Chico Buarque: a trajetória do artista desde os festivais até a literatura. Saudades de Oberdan Cattani, goleiro do Palestra Itália e do Palmeiras. Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

Rádio ABC (1570) – Causas Nobres. Entrevista, ao vivo, com Roberta Bigucci, que falará sobre a 2ª Carreata do Agasalho, realizada no último dia 15, e sobre o lançamento do livro 7 Décadas de Futebol, de Milton Bigucci. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje ao meio-dia.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. A história da PRK-30, com seus principais personagens, Lauro Borges e Castro Barbosa, e o criador desse quadro, Renato Murce (primeiro de dois programas). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h

Hoje

Igreja celebra o Imaculado Coração de Maria 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;