Setecidades Titulo Memória
E o Adoniran ergue a bandeira do Carlos Gomes...

A retrospectiva desta página Memória, Copa a Copa, tem dado certo

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A retrospectiva desta página Memória, Copa a Copa, tem dado certo. Vai, Brasil. Concluímos a primeira rodada, Brasil 2014, e iniciamos a segunda, Uruguai 1930, na esperança de que a Seleção Brasileira avance em direção ao hexa.

De 2014, a homenagem que Ribeirão Pires presta ao seu representante na seleção, o jovem Willian, que virou capa na revista Aqui, em seu número de junho de 2014, edição nº 36, num trabalho do jovem Raphael Bettega e edição do Márcio Marques, que nos entregou a publicação pessoalmente.

Reparem na foto: Willian levanta a camisa canarinho e por baixo aparece a do Ribeirão Pires FC, o centenário clube da sua cidade natal.

Quem sabe na segunda rodada da retrospectiva registremos homenagem semelhante em Diadema, cujo representante na seleção é o zagueiro David Luiz. Filho da cidade.

Lembrando: jornalista Anderson Fattori, do Diário, um dos profissionais da casa que têm acompanhado a Seleção por esse Brasil afora, fez duas belíssimas entrevistas, entre tantas, com Willian e David Luiz. O gancho: a terra natal dos dois, Ribeirão e Diadema, que se orgulham dos filhos famosos. Matérias para guardar na memória de todos nós.

E 1930? Pois é, como localizar, aqui no Grande ABC, moradores que vivenciaram aquela Copa original? Afinal, já se passaram 84 anos. Recorremos ao nosso colaborador João Gava, de São Bernardo, hoje com 101 anos e memória privilegiada. Quando da Copa de 1930, tinha ele 17 anos.

“As notícias das Copas não chegavam a São Bernardo e Diadema naquele tempo. Não era como hoje. Os rádios eram do sistema galena, com uma antena alta, sustentada por varas de bambu. Vinha um chiado. A gente não tinha noção do que acontecia fora daqui”, recorda o sr. Gava.

De tal sorte que buscamos uma vez mais esta foto belíssima guardada pelo saudoso Mario Granziera, localizada pelo pesquisador Antonio Carlos Rizzo. Estávamos na década de 1920, quase 1930 – portanto, às vésperas da Copa do Uruguai. Adoniran Barbosa, ainda João Rubinato, aparece de terno e chapéu-coco, segurando a bandeira do Juvenil Carlos Gomes, de Santo André.

Mario Granziera identificou quase todos os jogadores: em pé (?), Giovanino Palazzi, Orlando Stanziani (Stain), Mário Granziera, Caetano Bello, Orlando Dall’Olio e Adoniran Barbosa; ao centro: Egidio Giovanetti, Pelegrino Begliomini e Claudionor Dall’Olio: sentados: Martinho, Alcebíades Luiz Massaini (Bidão) e Carmine Daniel.

Todos eles, se estivessem entre nós, por certo recordariam da Copa de 1930, 1934, 1938. Mas mesmo mortos, aí estão a colaboração e o registro de tempos românticos do nosso futebol, a partir de Santo André.

Da obra de Mário Mastrotti, no Diário

Cubinho em: GUERRA E PAZ

Visite exposição na Biblioteca Central da UMESP.

Até 31 de julho

RUMO À COPA DE 2006

A Copa mais antiga que acompanhei foi a de 2002. Morava em Ouro Fino (Ribeirão Pires) e acordava bem cedo para ver a transmissão dos jogos do Brasil diretamente da Coréia e do Japão. Foi aí que comecei a me interessar por futebol.

Em 2006, estudava na Escola Casemiro da Rocha, em Ouro Fino, e comecei a fazer caricaturas dos jogadores da seleção a pedido de uma professora. Não parei mais. Agora, a caricatura do Willian

Rafael Bettega, chargista da Folha de Ribeirão e da revista Aqui.

NOTA – Willian batendo bola, Rafael desenhando, Ribeirão Pires se projetando...

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 27 de junho de 1984 – ano 27, nº 5555

Manchete – Diretas já ameaçam votação da emenda

Na Praça da Sé, 150 mil voltam a se manifestar. No palanque, governador Franco Montoro, empolgado, dá novo nome à praça: Praça da Fé, sob aplausos e emoção.

Grande São Paulo – Cartórios vão rever loteamentos aprovados nos últimos nove anos.

Ela & Ele (Solange Dotto) – Formas amplas e futuristas são os destaques da moda de inverno.

Em 12 de maio de...

1824 – Decreto imperial organiza a Alfândega de Santos.

1969 – Equipe de reportagem do Diário recebe o Prêmio Centro Cívico, outorgado pela Prefeitura de Santo André.

1974 – Prefeitura de São Caetano assina contrato com a Comgás (Companhia de Gás de São Paulo): é estipulada a concessão dos serviços de gás para o município.

Hoje

- Dia Nacional do Vôlei

- Dia do Relojoeiro

- Dia Mundial de Oração pela Santificação Sacerdotal

- Igreja realiza a solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Santos do dia

- Senhora do Perpétuo Socorro

- Madalena Fontaine

- Cirilo de Alexandria

- Ladislau 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;