Política Titulo Reformulação
PT do Grande ABC terá menos candidatos

Sigla lança 13 nomes na eleição à Câmara Federal e à Assembleia; em 2010, 14 petistas foram às urnas

Raphael Rocha
16/06/2014 | 07:05
Compartilhar notícia


O PT homologou sua chapa de candidatos a deputado estadual e federal pelo Estado de São Paulo com 13 representantes do Grande ABC . Serão cinco candidatos ao Congresso Nacional com origens na região e outros seis que buscarão cadeira na Assembleia Legislativa. O número é menor do que o de 2010, quando o PT apostou em 14 integrantes da região no pleito.

Ontem, a legenda homologou os nomes que estarão nas urnas em outubro. No rol de pleiteantes à Câmara Federal estão Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (São Bernardo), Vanderlei Siraque (Santo André) e Helcio Antônio da Silva (Mauá), todos em busca de reeleição. O ex-prefeito diademense Mário Reali e a suplente de vereador Silvana Silva, de Santo André, concorrem pelo primeiro mandato em Brasília.

O nome do vereador Toninho de Lanchonete, de São Bernardo, não está na lista do PT estadual. Toninho tinha pretensões eleitorais, mas condicionou o projeto ao apoio financeiro da legenda, algo que não se concretizou. Outro que sonhava com a candidatura era o ex-prefeiturável Claudinho da Geladeira, de Rio Grande da Serra, mas ele já havia declinado da empreitada eleitoral.

Entre os postulantes à Assembleia Legislativa, apenas Ana do Carmo (São Bernardo) tentará renovar o mandato pelo PT do Grande ABC. Luiz Fernando Teixeira (São Bernardo), Teonílio Monteiro da Costa, o Barba (São Bernardo), Luiz Turco (Santo André), Paulo Eugenio Pereira Júnior (Mauá) e Renato do Geb (Diadema) completam o time de candidatos petistas da região a deputado estadual.Apesar de corer risco, José Antônio da Silva, vereador de Diadema, asseguriu legenda.

Considerado sucessor do grupo político liderado pelo ex-prefeito diademense e atual secretário de Saúde da Capital, José de Filippi Júnior, ele tem conversas avançadas para apoiar a dobrada Mário Reali e Luiz Fernando Teixeira – bandeira que será empunhada na cidade pela também vereadora Lilian Cabrera.

REFORMULAÇÃO

O Grande ABC está inserido no processo de reformulação do PT para a eleição proporcional, principalmente porque dois petistas, Grana e Donisete Braga, foram eleitos prefeitos, de Santo André e Mauá, respectivamente.

Em 2010, a legenda lançou Filippi, Helcio, Vicentinho e Siraque para a Câmara Federal. Para a Assembleia, os petistas foram João Avamileno, Grana e Jurandir Gallo por Santo André; Ana do Carmo por São Bernardo; Irene dos Santos, Joel Fonseca, Renato do Geb e Zé Antônio por Diadema; Donisete e Márcio Chaves por Mauá.

Na lista geral, há também profundas alterações. Nomes como de Filippi, José Genoino (condenado no Mensalão), João Paulo Cunha (também condenado no Mensalão), Jilmar Tatto e Ricardo Berzoini – que se elegeram deputado federal em 2010 – estarão fora do páreo.

A legenda vai apostar em figuras que tinham assento na Assembleia Legislativa para não perder representatividade em Brasília. Ana Perugini, Adriano Diogo são alguns exemplos. O ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez é outra aposta.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;