Setecidades Titulo Diversão
Paróquias do Grande ABC mantêm tradição junina

Festas para toda a família garantem gostosuras tradicionais da culinária, como fogazza e milho verde, além de bingo

Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
06/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


As paróquias do Grande ABC mantêm a tradição e realizam, em junho, quermesses para toda a família. É possível encontrar gostosuras como fogazza, milho-verde, quentão, vinho quente, pipoca e lanches variados, com destaque para o cachorro-quente e sanduíche de pernil.

A população também pode concorrer a diversos prêmios em jogos de bingo beneficentes. A arrecadação é revertida em prol de melhorias nas igrejas.

Na Paróquia São Judas Tadeu, no bairro Planalto, em São Bernardo, o destaque da programação ocorre no domingo, às 17h, com missa sertaneja presidida pelo padre Pereira, conhecido como o Berranteiro de Jesus.

“É uma missa bem típica, com canções de sertanejo de raiz. As pessoas comparecem em peso e gostam bastante, já que algumas se lembram de cidades do interior e os mais jovens vêm conhecer como é a celebração tradicional”, disse a secretária da paróquia Maria de Fátima Pedrozo Araujo.

Na Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Santa Maria, em São Caetano, além das barracas com culinária típica, adultos e crianças se divertem na tradicional quadrilha. “É um ambiente bem familiar, em que todos acabam se divertindo. Nossas especialidades são a fogazza, que é bem conhecida e tradicional aqui em São Caetano, e o chá de amendoim, que tem uma receita secreta e ajuda a espantar o frio”, explicou o secretário paroquial Rodrigo Garcia dos Santos.

FESTA

A Fundação Santo André promove hoje e amanhã festa junina em parceria com as comunidades Tamarutaca, Sacadura Cabral e Palmares, bairros vizinhos ao campus e que participarão por meio de barracas de comidas típicas. Segundo a organização da festa, cerca de 2.000 pessoas são esperadas. O evento resulta do projeto pedagógico Resgate da Cultura Popular, desenvolvido pela área de Linguagens, do Colégio da Fundação. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;