Política Titulo No Estado
Região terá segundo secretário na gestão Alckmin

Filiado ao PPS de S.Bernardo, Caputo é
convidado para chefiar Gestão Pública

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
08/04/2014 | 06:41
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O Grande ABC vai indicar seu segundo nome para compor o primeiro escalão do governo de Geraldo Alckmin (PSDB) no Estado. Após efetivação do ex-prefeito de São Caetano José Auricchio Júnior (PTB) na Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, em janeiro de 2013, Waldemir Caputo, filiado ao PPS de São Bernardo, vai assumir a Pasta de Gestão Pública em São Paulo.

Ex-presidente do PPS na cidade, Caputo, 64 anos, recebeu convite oficial do governador na sexta-feira. Ele foi indicado pela bancada da legenda na Assembleia, sob articulação do deputado estadual Alex Manente (PPS).

Advogado formado na Faculdade de Direito de São Bernardo, pós-graduado e Finanças e Mercado de Capital e com longa e bem-sucedida carreira em instituições bancárias, Caputo exercerá pela primeira vez cargo público. Ele foi candidato a deputado em 1994, mas não se elegeu. Desde então, tem priorizado atuação no setor privado e apenas dentro das fileiras popular-socialistas.

O futuro secretário de Gestão Pública vai substituir Davi Zaia, que se desincompatibilizou do cargo na semana passada para concorrer à reeleição a deputado estadual – ficou licenciado durante todo governo Alckmin.

Em seu período à frente da Pasta estadual, Zaia efetivou três unidades do Poupatempo para o Grande ABC, em Santo André (no Atrium Shopping, na Vila Homero Thon), Diadema (na Central de Atendimento, no Centro) e Mauá (na sede da Secretaria de Serviços Urbanos, no Centro). Caberá a Caputo inaugurar os postos de serviço previstos para o segundo semestre.

Nascido em Penápolis, no interior do Estado, Caputo mora no Grande ABC há mais de quatro décadas (residiu inicialmente em Santo André e há 30 anos está em São Bernardo). Construiu sua carreira política no PPS e foi presidente da sigla na cidade em 1993. Foi ele o responsável pela filiação de Otávio Manente (morto em 2011), pai de Alex. Otávio estava no PDT antes de chegar à legenda popular-socialista e colocou Caputo como seu vice no período em que liderou o diretório municipal.

Na Secretaria do Estado da Gestão Pública, Caputo trabalhará diretamente com outro quadro do Grande ABC: o ex-vereador de São Bernardo Admir Ferro (PSDB). O tucano, que hoje chefia a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), optou por continuar no cargo e desistir da candidatura a deputado estadual. Como diretor da Prodesp, Ferro administra todas unidades do Poupatempo no Estado.

AURICCHIO

Após hiato de seis anos sem ter representante no primeiro escalão do governo do Estado – o último havia sido Fernando Longo, de São Bernardo, na Pasta de Turismo, Alckmin convidou Auricchio em janeiro de 2013.

O petebista chegou ao Palácio dos Bandeirantes para dar continuidade aos projetos estaduais para sediar a abertura da Copa do Mundo e de lapidação de talentos paulistas para disputa dos Jogos Olímpicos de 2016, que acontecem no Rio de Janeiro (São Paulo ainda será subsede da Olimpíada, acolhendo algumas modalidades esportivas, como futebol).

Em sua Pasta, convidou o ex-prefeito de Ribeirão Pires Clóvis Volpi (PTB) para ser secretário adjunto, aumentando a representatividade do Grande ABC em cargos de destaque no governo do Estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;