Cultura & Lazer Titulo Dança
Bailarinas levam dança folclórica para Alemanha

Dançarinas clássicas de São Bernardo
embarcam no dia 14 para festival mundial

Por Caroline Garcia
02/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Um grupo de nove meninas tem a responsabilidade de representar o Brasil no Tanzolymp, festival de dança em Berlim, na Alemanha. As bailarinas do Ballet Marcia Bueno, de São Bernardo, embarcam no dia 14 de fevereiro para competir com mais de 1.000 participantes de 40 países.

Para chegar até o festival, a companhia enviou um vídeo e as meninas foram, então, selecionadas. Elas irão competir na categoria entre 15 e 19 anos e concorrerão com bailarinos da Rússia, Bélgica e Alemanha. 

“Ficamos sabendo em junho que poderíamos nos inscrever. Ganhamos a seleção, mas até dezembro ainda não tínhamos conseguido patrocínio e chegamos a pensar que não conseguiríamos ir mais”, conta a diretora e professora Marcia Bueno.

 Do grupo de 13 meninas, somente nove conseguiram verba para custear a passagem e estadia de uma semana na Alemanha. “Acabamos sem o patrocínio e os pais tiveram que ir atrás para conseguir bancar esses custos.”
 Mesmo sabendo que corriam o risco de não ir, os ensaios continuaram. O grupo levará duas apresentações de dança folclórica, uma que representa a história chinesa e outra sobre a história coreana, coreografadas por Márcia.
 “Começamos um ritmo mais forte no início de janeiro e as meninas estão ensaiando de segunda a segunda, numa média de três horas por dia.”

Além das apresentações, marcadas para o dia 20, as bailarinas frequentarão também um workshop de dança clássica. “É um intercâmbio de aulas com grandes mestres e companhias. Faz com que elas deixem de lado a visão de dançar só por dançar e mostra que o balé pode fazer parte da vida delas”, afirma a coreógrafa.

Além dessa viagem, o Ballet Marcia Bueno já representou o Brasil outras duas vezes, em 2011 e 2012, em Nova York, no Youth América Grand Prix.

No ano passado, foi o Studio Coreográfico Corpore Sano, em Santo André, que embarcou para o festival alemão.
 
FRIO
 Desacostumadas com o frio, principalmente depois dos 30ºC quase diários no Grande ABC durante o mês de janeiro, o inverno rigoroso europeu é motivo de preocupação. 

“Vamos chegar dia 15 para que todas possam tentar se acostumar ao clima. Vamos sair de praticamente 40ºC para 10ºC negativos. Esses meses são os que fazem mais frio na Alemanha”, afirma Márcia.

A compra de roupas apropriadas ao clima será feita lá mesmo. “Temos casacos para frio e chuva, mas os impermeáveis, que são contra neve, não conseguimos nem achar por aqui.”

 A premiação será feita a partir da somatória das duas apresentações. O grupo vencedor levará um troféu para casa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;