Memória Titulo
Juquita, 100 anos. E suas histórias em São Bernardo

“Coragem, muita coragem”.Receita dada pelo nosso personagem de hoje para chegar aos 100 anos de idade.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
05/03/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


"Coragem, muita coragem". Receita dada pelo nosso personagem de hoje para chegar aos 100 anos de idade.

José dos Santos, o Juquita, chega hoje aos 100 anos, 78 dos quais vividos em São Bernardo. Quem acompanha Memória lembra que a gente falou do Juquita pela primeira vez quando ele fez 99 anos. Tornava-se um novo parceiro da coluna. Iniciávamos a contagem regressiva rumo ao seu centenário. Hoje nova contagem começa, em direção ao ano 101.

Juquita fez carreira no DER (Departamento de Estradas de Rodagem) a partir de 1931. Trabalhou em várias frentes, de ajudante, motorista, tratorista. Aplainou a Rua Marechal Deodoro, trecho do velho Caminho do Mar; as ruas do Cemitério de Vila Euclides; além dos dois campos de futebol, o do EC São Bernardo e o do Vila Baeta FC, quando este ficava no terreno onde hoje é o Shopping Metrópole.

Acompanhou a construção da Via Anchieta. E assistiu à grande seca de 1961 da Billings. As águas baixaram de tal forma que foi possível observar o desenho original da bacia do Rio Grande e seus afluentes. Na seca de 1961 os peixes afloraram e um homem apanhou centenas deles com o seu guarda-chuva. Aquele homem era o Juquita.

Almanaque

Dr. Airton

Nome: Airton José Biscaro.

Nascimento: Boituva (SP), 5 de março de 1946.

Vereador: 2005 a 2008.

Partido: PSDB.

Cirurgião-dentista formado pela Universidade Federal do Paraná, turma de 1969. Entre os projetos de sua autoria aprovados está o que regulamenta o funcionamento das lan houses.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 4 de março de 1979

Editorial - Os saltos do progresso na voz presidencial

Trabalho - Inaugura-se na próxima sexta-feira a Junta de Conciliação e Julgamento de Diadema. Local: Avenida Marginal, 173, no Centro.

Especial - ‘Vila Guarani, pobreza e infelicidade de famílias indígenas'. A jornalista Rosana Liberado e o repórter-fotográfico Evaldo Soares retratam a vida em uma aldeia indígena localizada em Parelheiros, extremo Sul de São Paulo.

Crônica 1 - Fausto Polesi/Roterdan Cravo: ‘Não vi Shigeaki metido num barril de petróleo puro'.

Crônica 2 - ‘Alegria a qualquer custo porque é a grande festa'.

EM 5 DE MARÇO DE...

1854 - Domingos Zampol, patriarca da família em Ribeirão Pires, nasce na Itália.

1914 - Lei municipal nº 167 anula a cláusula do contrato de 21 de agosto de 1912, firmado pela Companhia Melhoramentos de São Caetano, no que concerne à linha de bondes e outros veículos.

SANTOS DO DIA

Adriano, Eusébio, Domingos Sávio, João José da Cruz, Teófilo e Virgílio de Arles.

Teófilo. Bispo de Cesaréia, na Palestina. Faleceu no ano 195.

João José da Cruz. Franciscano italiano do século 17.

HOJE

Dia do Filatelista Brasileiro.

Dia Nacional da Música Clássica (cf. Rádio Eldorado, 2009).

LINHA DO TEMPO

5/3/1909 - Juquita nasce em São Roque (SP), filho de Albino dos Santos e Zulmira Rosa das Neves, ambos portugueses.

1929 - Casa com Isaura Maria dos Santos.

1931 - Já com a primeira filha, o casal muda para São Bernardo, a convite de Durvalino, o irmão mais velho de Juquita, que aqui residia.

1931 a 1960 - Trabalha no DER (Departamento de Estradas de Rodagem). De início como ajudante, mas quase todo o tempo como motorista, até aposentar-se.

1960 - Não deixa de trabalhar. Passa a instrutor na auto-escola de Urbano Contesini. Trabalha nas lojas Marson. Dedica-se a serviços de encanador, atividade desenvolvida até bem recentemente.

5/3/2009 - O centenário, no seio da família e na torcida pelo seu São Paulo FC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;