Esportes Titulo Seleção
Neymar resolve e Brasil avança as semifinais

Craque faz um no Castelão e dá passe para gol que exorcizou de vez fantasma mexicano

Anderson Fattori
Enviado a Fortaleza
20/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O Brasil exorcizou todos os fantasmas mexicanos ontem, em Fortaleza. Com show de Neymar, o time verde e amarelo brindou o torcedor cearense com vitória por 2 a 0, e se garantiu matematicamente na fase semifinal da Copa das Confederações.

Agora, o time nacional definirá contra a Itália – que ontem venceu o Japão por 4 a 3 –, sábado, na Arena Fonte Nova, em Salvador, quem fica com a primeira posição no Grupo A. Os dois têm seis pontos.

Há 11 anos a Seleção Brasileira não atuava em Fortaleza – o último jogo havia sido em 2002, quando perdeu amistoso para o Paraguai por 1 a 0 – e a saudade era grande. O cearense deu enorme demonstração de carinho ao cantar, à capela, o Hino Nacional emocionando e exaltando o patriotismo que levou milhares de pessoas às ruas de Fortaleza desde a amanhã, em manifestação que acabou em conflito com policiais.

A cada toque na bola a torcida respondia com gritos histéricos, afinal, muitas crianças presentes ao Castelão viam pela primeira vez a Seleção de perto. Neymar tratou logo de transformar a euforia em gol e, a exemplo da estreia, contra o Japão, fez golaço. Aos nove minutos, após cruzamento de Daniel Alves, a zaga afastou e a bola sobrou para o craque mandar de primeira à rede.

A impressão era de que o fantasma mexicano já não assustava como antes e o Brasil parecia disposto a golear. Com duas linhas de quatro bem posicionadas, o time impedia os avanços adversários, que só assustaram em falhas individuais dos brasileiros, como aos 16, quando Marcelo perdeu a bola para Mier, que chutou cruzado, mas à esquerda.

Neymar, em lua de mel com a torcida, quase marcou o segundo aos 23, quando se livrou de dois marcadores, mas mandou por cima do gol.

O Brasil voltou para o segundo tempo com o mesmo ritmo frenético do começo do jogo. Em apenas dois minutos, duas grandes oportunidades foram criadas por Neymar. Na primeira, aos dez minutos, ele deu passe para Hulk mandar à esquerda. Na sequência, o craque do Barcelona arrancou em velocidade, mas também errou o alvo.

Apesar de tecnicamente superior, o Brasil não conseguia ampliar e à medida que o tempo passava, o risco de sofrer empate aumentava, ainda mais tendo do outro lado os mexicanos. Giovani dos Santos era o jogador mais efetivo dos visitantes e levava vantagem sobre a marcação, mas as bolas cruzadas na área não encontravam ninguém.

Percebendo queda de rendimento na metade da etapa, Felipão trocou Hulk por Lucas – para delírio dos torcedores, que pediam o jogador do Paris Saint-Germain desde os primeiros minutos do jogo – e Fred por Jô.

O time brasileiro seguiu melhor e com o controle total do jogo. O golpe de misericórdia nos mexicanos veio com outra bela jogada de Neymar. Aos 47, ele entortou dois marcadores, invadiu a área e teve calma suficiente para rolar para Jô empurrar para o gol vazio – foi o segundo gol seguido do jogador do Atlético-MG, que passa a ameaçar a vaga de Fred.

E o Brasil se despediu de Fortaleza classificado para as semifinais e prometendo voltar em breve, quem sabe até na semifinal, isso se o time não terminar na primeira posição do Grupo A.

Joia divide méritos e celebra evolução

Neymar está habituado a deixar o gramado consagrado. Ontem, contra o México, não foi diferente. Com golaço logo no começo do jogo e linda jogada para o gol de Jô, foi escolhido pela Fifa o melhor em campo e festejou a memorável atuação.

“Claro que fico feliz com prêmio como esse, mas fico ainda mais pelo comprometimento da equipe. Estamos crescendo bastante, nos entrosando e isso tem surtido resultado em campo, o que nos dá mais confiança”, comemorou o jogador.

Neymar foi receber o prêmio com bolsa de gelo na perna direita, mas tratou de descartar qualquer tipo de lesão. “Foi só uma pancadinha que recebi, mas está tudo bem”, explicou o atacante, que contra o Japão, na estreia, saiu de campo reclamando de paulistinha no local.

Sobre a recepção da torcida cearense, o jogador não escondeu a emoção ao ouvir o Hino Nacional na voz do público. “É sempre maravilhoso jogar aqui. Sempre me recebem muito bem, eles dão confiança. O Hino foi novamente emocionante”, confirmou a Joia, aplaudida antes, durante e depois da partida.

Neymar recomendou cautela ao time após a segunda vitória consecutiva na Copa das Confederações. “Claro que o Brasil é sempre um dos favoritos seja qual for a competição, mas precisamos ter os pés sempre no chão. Não ganhamos nada ainda, o próximo jogo é contra a Itália, que é uma grande seleção e esperamos alcançar o nosso objetivo que é chegar na semifinal na primeira posição do grupo”, completou o camisa dez.

Jô já se considera um predestinado

Jô pode se considerar um cara predestinado. Ele estava curtindo férias com a família quando foi chamado por Felipão para substituir o contundido Leandro Damião. Chegou, entrou em duas partidas e marcou dois gols, sendo cotado para a vaga de Fred. Além disso, comemora o fato de ter Ronaldinho, no Atlético-MG, e Neymar para lhe passar as bolas.

"Posso dizer que sou um cara de sorte. É até difícil acreditar no que está acontecendo. Ter o Ronaldinho e o Neymar para mandar as bolas é sensacional. São dois caras fora de série e só preciso ficar bem posicionado na área que a bola vai chegar com qualidade. E não posso desperdiçar essa grande oportunidade que estou tendo”, comentou o jogador, que evitou pedir uma vaga entre os titulares. “Isso é com Felipão”, desconversou.

Para o atacante, facilita o fato de entrar no segundo tempo, quando o adversário está mais cansado.

Quem também estava radiante era o lateral Marcelo. O jogador quase chorou na execução do Hino Nacional cantado pela torcida. “Todo mundo entrou em campo muito emocionado, com muita vontade de demonstrar para nossos torcedores que estamos jogando por eles, que representamos bem nosso País.”

Marcelo garantiu que não foi o único a sentir vontade de chorar. “Olhei para o lado e vi o Oscar com pouquinho de lágrima nos olhos e não aguentei. É emoção muito grande ver a torcida te apoiando, cantando o Hino Nacional. Quando parou a música e a torcida continuou cantando e a gente cantando mais forte foi de arrepiar”, completou.

Paulinho deixou o Castelão sentindo dores. “O Paulinho sofreu entorse no tornozelo esquerdo. Não acredito que seja problemas para a partida contra a Itália”, avaliou o médico da Seleção, José Luiz Runco.

Felipão elogia Neymar e disciplina

Felipão não tinha palavras para elogiar Neymar e a atuação da Seleção Brasileira. Sempre carrancudo, ontem o treinador foi à entrevista bem mais aliviado com a vitória sobre o México e a classificação para às semifinais da Copa das Confederações.

“O Neymar é um jogador que todos nós sabemos que é um dos três melhores do mundo em atividade e isso tudo com só 21 anos. Ele é fantástico. E não é de hoje, ele vem jogando assim ao longo dos anos. Agora é a época de ele mostrar toda a qualidade que exibiu no Santos. Ele está acrescentando muito ao time”, elogiou o treinador.

Se não ficou totalmente satisfeito por conta da queda de produção no segundo tempo, Felipão enalteceu a disciplina tática do time. “Nossa atuação foi muito boa. Todo mundo se posicionou bem em campo. Como digo, somos bons tecnicamente, se igualarmos os europeus na qualidade tática não perdemos para ninguém”, garantiu.

O técnico só chamou atenção para o desequilíbrio da Seleção. “Em alguns momentos tivemos dificuldades para manter a posse de bola e atacar. Desatenção tanto lá na defesa quanto no ataque e isso não pode acontecer, porque, se o México conseguisse o empate quando ainda estava 1 a 0, tudo seria bem diferente”, avaliou o comandante.

David Luiz tem suspeita de fratura

O zagueiro David Luiz deixou o Castelão com suspeita de fratura no nariz. No fim do primeiro tempo, o jogador do Chelsea se chocou com o companheiro Thiago Silva e teve dificuldades para estancar o sangramento e continuar em campo. O defensor será avaliado pelos médicos da Seleção para saber se terá condições de jogar sábado, contra a Itália.

“Tem, sim, uma suspeita de fratura, mas não temos a confirmação. Amanhã faremos exame para ter certeza”, avaliou o médico da Seleção, José Luiz Runco.

Caso seja constatada fratura e desvio do septo, o jogador deve ficar fora do restante da Copa das Confederações, mas por enquanto ele está nos planos da comissão técnica. “Se não tiver fratura de septo, ele joga”, garantiu Runco.

Muito assediado por conta da grande atuação, David Luiz mostrou confiança. “Está tudo bem. Não queria sair na hora, queria voltar o mais rápido possível. Já tive outra fratura no nariz e sabia que se conseguisse estancar o sangramento dava para retornar. Acho que tive fraturazinha, mas amanhã faremos o raio-x para ter certeza”, disse o zagueiro.

Caso David Luiz fique mesmo de fora, Felipão pode simplesmente substituí-lo por Dante ou então improvisar Luiz Gustavo na função com Hernanes ganhando vaga no meio de campo.

Partida não movimenta torcida no Grande ABC

O jogo entre Brasil e México foi para empolgar vários torcedores, mas, no Grande ABC, os bares ficaram, em sua maioria, vazios. Poucas pessoas deixaram o trabalho ou suas casas para acompanhar a partida realizada em Fortaleza pela Copa das Confederações.

A equipe do Diário percorreu bares de São Bernardo e de Santo André e quase todos recebiam poucos clientes no horário da partida. E quem acompanhava o confronto também estava preocupado com as manifestações, que, ontem, também ocorreram na região.

“Tudo é reflexo do que o Brasil está passando, é um sentimento guardado que agora aflorou. Você percebe que não tem líder, mas todos estão nas ruas”, destacou o funcionário público Alessandro Ungaro, 34 anos que, porém, ficou em cima do muro sobre o assunto. “Não apoio (as manifestações) e não discordo. Prefiro ficar neutro”, completou.

A libanesa Isabela Kalid Saad, 34 e que vive desde criança no Brasil, destacou que é favorável aos protestos. “Concordo desde que não haja vandalismo. Alguns manifestantes estão confundindo os protestos com o vandalismo e estão destruindo muitos bens públicos”, opinou.

Sobre a Seleção Brasileira, eles estavam otimistas com jogo de ontem e previam placar elástico. “Acho que será 3 a 0”, disse o veterinário Felix Júnior, 40. “A Seleção está melhorando e se encaixando, talvez pelo tempo junto de treinamento. Acho que será 3 a 0”, concordou o analista de sistema Bruno Teixeira, 33.

Já a veterinária Isabella Queirós, 35, estava preocupada apenas com um jogador. “O Neymar é muito lindo, não é verdade?”, questionou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;