Política Titulo Campanha
Aidan aposta em
'Talismã' para eleição

Pela reeleição à Prefeitura de Santo André, petebista busca
confiança em ponto tradicional; o pontapé foi dado ontem

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
07/07/2012 | 07:04
Compartilhar notícia


O prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), deu pontapé inicial ontem em sua campanha pela reeleição com caminhada pelo tradicional calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima. À noite, o petebista apostou no talismã de todo começo de campanha: a bênção do Toninho, amigo e proprietário da Lanchonete da Praça, estabelecimento mais antigo do setor na cidade, fixado desde 1967 na Praça do Carmo.

Pregando dar continuidade no trabalho realizado nesses três anos e meio de governo, Aidan, mesmo negando ser supersticioso, sustentou que a passagem pela lanchonete é de praxe para buscar sorte na empreitada política. Essa é a quarta eleição seguida disputada pelo petebista, sendo duas vitoriosas (a vereador em 2004 e a prefeito em 2008) e outra, apesar de votação significativa, com derrota (a deputado estadual, em 2006, obteve 24,2 mil votos).

Após o pleito de 2010, Aidan levou o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), e o senador Aloysio Nunes (PSDB) no local para comemorar o êxito tucano no município. Segundo o prefeito, a empatia com Antônio Eduardo, o Toninho, tornou-se sinal de lealdade. "Essa relação respeitosa traz confiança ao começo de campanha. Ele sempre nos passa o que realmente está acontecendo. Isso é salutar", afirmou o petebista. "Estou do lado do Aidan sem nada em troca", disse o comerciante.

A caminhada durou cerca de duas horas. Aidan adiantou que pretende conciliar a agenda de prefeito e candidato nos três meses de campanha. O desligamento do cargo, segundo ele, porém, vai depender das circunstâncias no decorrer do processo eleitoral. "No momento, acredito que não preciso me afastar (do Executivo). Dá para fazer atividade no almoço, depois do expediente e fim de semana. Mas, se for necessário, alguns dias, uma semana, não tem problema. A equipe é forte", defendeu, acrescentando que "a vice Dinah Zekcer (PTB) tem todo o controle".

O prefeito não fez panfletagem. Sem CNPJ, ele só cumprimentou e conversou com transeuntes. Por falta de propaganda eleitoral na TV veiculada pelos candidatos da região - os pleiteantes que utilizam o espaço de mídia gratuita são da Capital -, o petebista avaliou que o forte da campanha em Santo André se dá com corpo a corpo, mostrando confiança no próprio perfil carismático. "Temos facilidade (nesse quesito). O pessoal vem falar conosco. Com isso, a gente passa o que já foi feito (pela administração) e o que pretendemos realizar (em eventuais quatro anos)."

Por coincidência, duas mães trouxeram suas filhas, que tiveram o parto feito por Aidan. "Não é mero acaso. São quase 10 mil", comentou.

 

LOTES

Pela manhã, o prefeiturável visitou o bairro Sacadura Cabral, acompanhando a entrega de 63 lotes urbanizados para famílias cadastradas em programa habitacional do município. No período da tarde, por sua vez, Aidan cumpriu agenda de gabinete no Paço.

 

ADVERSÁRIOS

Os demais candidatos que irão concorrer à sucessão de Aidan não saíram ontem às ruas. Carlos Grana (PT) e Raimundo Salles (PDT) farão hoje a primeira atividade eleitoral. Nilson Bonome (PMDB) e Marcelo Reina (Psol) iniciam amanhã a busca pelo voto. Alexandre Fláquer ainda não divulgou agenda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;