Economia Titulo
Redução de jornada será discutida e votada hoje
Por Do Diário do Grande ABC
30/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Hoje, a comissão especial que analisa a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) número231/95, que trata da redução da jornada de trabalho vai discutir e votar o projeto, que tem como relator o deputado federal Vicentinho (PT-SP).

A PEC prevê a redução da carga máxima de trabalho de 44 para 40 horas semanais e aumenta o valor da hora extra de 50% para, no mínimo, 75% do valor da hora normal. A expectativa do relator, deputado Vicentinho é de que haja presença maciça dos trabalhadores na votação da proposta.

"Já li parte do relatório e o voto será lido amanhã (hoje), quando muito provavelmente deveremos votar. No texto me posiciono a favor da redução da jornada que gerará empregos", afirmou o deputado.

Segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), a redução permitirá a criação de 2,5 milhões de vagas. Além disso, segundo o sindicalista, a redução é importante para melhorar a saúde do trabalhador, diminuir os acidentes de trabalho e estimular que o funcionário possa fazer cursos de aprimoramento.

Aproveitando a oportunidade, as centrais sindicais - CUT, CGTB, CTB, Força, NCST e UGT - entregam carta aos parlamentares enfatizando a importância da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salário.

Depois de aprovada na comissão especial, a matéria seguirá para análise do plenário da Câmara, onde posteriormente será votada em dois turnos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;