Política Titulo
Promessa de coalizão deixa aliados ouriçados
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
15/01/2011 | 07:29
Compartilhar notícia


O anúncio de tentativa de coalizão em Santo André, feito nos últimos dias de 2010 pelo secretário de Finanças, Gabinete e Saúde, Nilson Bonome, deixou os partidos aliados ao prefeito Aidan Ravin (PTB) ouriçados. Agora, eles cobram espaço maior no governo, e até sugerem adequações em algumas Pastas para comandá-las.

Este é o caso, por exemplo, do PSB. A sigla iniciou o mandato ao lado de Aidan. No fim de 2009, deixou a base de sustentação, mas retomou a aliança em julho.

Após idas e vindas, os socialistas querem fincar pé na administração. Para tanto, dão recado claro a Aidan. "Só vamos sentar para conversar se for para assumirmos secretaria. Não queremos departamentos", alerta o vereador Almir Cicote.

De início, a Pasta a ser oferecida ao PSB é a de Esportes e Turismo, áreas que seriam dissolvidas da Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo. Mas o partido irá sugerir que o Turismo seja alocado junto ao Desenvolvimento Econômico.

"O principal viés do Turismo em Santo André é o de negócios. Mas hoje não há workshops, feiras, ou qualquer atividade que impulsione este nicho na cidade", justifica Cicote. "A integração das duas áreas possibilitaria o desenvolvimento de série de ações, movimentando a rede hoteleira, táxis e restaurantes."

PRETERIDO

Quem também se joga na pista para negociar é o DEM, que vive delicado momento interno, com conflitos dos parlamentares (que apoiam Aidan) com a executiva (o presidente, Raimundo Salles, não economiza nas críticas ao prefeito).

Apesar dos desentendimentos na legenda, o vereador Luiz Carlos Pinheiro, o Pinheirinho, assume o papel de cobrar mais espaço na administração petebista, seja em qual área for. Ele ressalta que o DEM, apesar de ter apoiado Aidan no segundo turno das eleições, tem sido preterido pelo prefeito. "Secretarias ficaram na promessa. Hoje tem gente que não trabalhou para ele ser eleito com um espaço enorme no governo."

A declaração remete ao PMDB, que apoiou Vanderlei Siraque (PT) há dois anos, mas que é o aliado com mais prestígio junto a Aidan. Bonome se filiará ao partido em fevereiro. Além disso, com o apoio do chefe do Executivo, os peemedebistas Sargento Juliano (2009/2010) e José de Araújo (2011/2012) venceram as eleições para a presidência da Câmara.

"A bronca maior é o prefeito ajudar concorrente, sendo que nós, que caminhamos juntos, somos esquecidos", queixa-se Pinheirinho. "Queremos construir com o governo, mas do jeito que nos tratam fica difícil."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;