Internacional Titulo
Debate presidencial é preparado nos EUA
Do Diário do Grande ABC
30/09/2000 | 12:44
Compartilhar notícia


Os candidatos à presidência dos Estados Unidos, o democrata Al Gore e o republicano George W. Bush, irao se enfrentar na próxima terça-feira em Boston (Massachusetts) durante o primeiro debate que será transmitido pela televisao, um evento planejado e negociado até seus mínimos detalhes.

Este debate que contará com a presença de cerca de 2 mil jornalistas, assim como os outros dois previstos para os dias 11 e 17 de outubro, foi organizado detalhadamente durante intensas negociaçoes realizadas ao longo do mês de setembro, entre os responsáveis de cada partido e a Comissao de debates presidenciais, informou o porta-voz deste órgao, John Scardino esta semana.

Os três debates terao a duraçao de 90 minutos cada um e serao transmitidos pela maioria das redes de TV dos EUA. O mediador será o jornalista do canal público PBS Jim Lehrer, acostumado aos debates presidenciais.

O primeiro encontro será realizado dia 3 de outubro na Universidade de Boston, próximo a uma biblioteca que leva o nome do ex-presidente democrata John F. Kennedy.

Bush mostrou um certo receio em debater com Gore próximo a um lugar com um nome tao simbólico para os democratas, mas finalmente aceitou a escolha.

O segundo debate será realizado na Universidade de Wake Forest em Winston-Salem (Carolina do Norte), e seguirá o estilo ``mesa redonda'.

O terceiro encontro será na Washington University em Saint Louis (Misuri), e como nos anteriores, os norte-americanos poderao enviar temas e perguntas pela internet que serao abordados durante esses debates.

Os candidatos à vice-presidência também irao ter o seu próprio debate televisionado. O companheiro de chapa de Gore, o senador democrata Joseph Lieberman, e o republicano Richard Cheney estarao frente à frente no dia 5 de outubro em Danville (Kentucky).

Segundo os critérios estabelecidos pela Comissao de debates presidenciais, criada em 1987 e que desde 1988 organiza os debates televisionados nos EUA, os candidatos à presidencia têm que ter pelo menos 15% das intençoes de votos do eleitorado norte-americano. Apesar disso, este órgao estuda a possibilidade de incluir os candidatos de pequenos partidos, como Ralph Nader (Partido Verde) e Pat Buchanan (Partido da Reforma), em um debate.

Esse tipo de evento sempre atrai um grande número de espectadores. Em 1996, o encontro entre Bill Clinton e o republicano Bob Dole reuniu em frente aos aparelhos de TV cerca 41 milhoes de pessoas. Em 1992, a audiência foi bem maior, cerca de 91 milhoes de espectadores assistiram ao debate entre Bill Clinton, o ex-presidente George Bush e o candidato do partido da Reforma, Ross Perot.

Com uma audiência desse porte, nao é de se estranhar a total preocupaçao dos assessores dos candidatos à presidência dos EUA com todos os detalhes que envolvem essa luta por votos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;