Cultura & Lazer Titulo
Diadema vê Woody Allen
Por Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
03/11/2005 | 08:31
Compartilhar notícia


O nome da mostra talvez não corresponda ao conteúdo da mesma, a não ser que se force uma leitura por veio único da carreira do diretor revisado: Woody Allen Essencial. A essência enunciada pelo tal ciclo – que exibe quatro filmes do diretor nova-iorquino, de hoje a domingo e com entrada franca, no Centro Cultural Diadema – é aquela que se convencionou atribuir ao cineasta de 70 anos e que o promoveu a transmissor, pela via do bom humor e de uma perspectiva segmentada, do cinema de Ingmar Bergman: muito falatório para meditar sobre que raios fazemos aqui e agora, neste planeta. Existencialismo, segundo alguns.

Começa com Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, o filme que acarpetou o caminho de Woody Allen rumo à fama e à idolatria por um séquito para o qual o amor (pela obra do cineasta) é cego. Vencedor dos Oscar de filme, roteiro e diretor, Noivo tem Allen no papel de um comediante de Nova York que ata e desata seu relacionamento com Annie Hall (Diane Keaton). Animações e deformações das táticas brechtianas do distanciamento, como o discurso direto ao público por parte dos personagens, povoam a comédia.

E é nessa linha que prossegue a mostra de Diadema, ao expor, da forma mais sintética possível, as faces de um doente que autodiagnostica a sua doença e o seu mundo. Não é possível pensar em Allen somente como doutor dos males que detecta e ironiza. Allen é também o paciente desses males, com uma galeria de personagens que exibem a especificidade de ser hiponcondríaco, sexualmente desinteressante, desprovido de traquejo com as mulheres, parte de uma “minoria” histórica (no seu caso, os judeus), neurótico, desconfiado da própria sombra.

Não é à toa que a seleção da mostra arrendou apenas filmes que tenham Allen como ator, além de diretor, o melhor intérprete de suas próprias inquietações. Em Hannah e Suas Irmãs, ele enreda-se com os embaraços amorosos da família de sua ex-mulher durante um feriado; em Todos Dizem Eu Te Amo, o formato musical, em que a desafinação é uma qualidade, é um adicional às tramas de um escritor enrolado com a ex-mulher e uma nova guria; e Igual a Tudo na Vida é perfeito para encerrar um ciclo dessa natureza, já que Allen parece dar um basta nas encrencas nutridas desde Noivo Neurótico e, metaforicamente, passar o bastão para o personagem de Jason Biggs, um aprendiz de comediante que venera sua namorada (Cristina Ricci), sem conhecer as reais intenções dela. É interessante, mas há outras essências de Woody Allen a considerar para além desse quadrilátero.

Woody Allen Essencial – Mostra de filmes do diretor Woody Allen. Programação: Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977), nesta quinta, às 19h; Hannah e Suas Irmãs (1986), amanhã, às 19h; Todos Dizem Eu Te Amo (1996), sábado, às 19h; Igual a Tudo na Vida (2003), domingo, às 19h. No Centro Cultural Diadema – r. Graciosa, 300. Tel.: 4056-3366. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;