Esportes Titulo
Copa São Bernardo define campeões
Por Eric Fujita
Diário do Grande ABC
21/11/2005 | 08:41
Compartilhar notícia


Nem mesmo a fina garoa, o vento frio e o tempo nublado desanimaram os espectadores e competidores da 1ª Copa Cidade de São Bernardo de Motonáutica. Quem assistiu domingo à última etapa da competição, na prainha do Riacho Grande, em São Bernardo, conheceu os grandes vencedores da modalidade, dividida em duas categorias: Cracker Box e Fórmula Indy.

Cerca de 700 pessoas participaram do encerramento da copa, que se desenrolou em três etapas nas águas da represa Billings durante o ano. Na grande final, todas as atenções voltaram-se para o ronco dos motores dos barcos e também nas colocações de cada um dos competidores na tentativa de conhecer antecipadamente os campeões. Apesar da expectativa do público, as provas foram tranqüilas e sem acidentes.

Na Fórmula Indy – categoria mais veloz, em que os barcos chegam até 190 Km/h –, quatro dos oito pilotos não conseguiram completar a prova por problemas mecânicos. O vencedor da terceira etapa, Ivan Ferreira da Silva, faturou dez pontos e conquistou o campeonato.

Após a premiação, o piloto contou a dificuldade que enfrentou para vencer a copa de motonáutica. "A vitória foi muito mais saborosa porque tive problemas um dia antes da etapa. Nos treinos, estourei a lateral do barco ao atingir uma pedra ou lata. Eu e minha equipe ficamos até 3h de hoje (domingo) para efetuar os reparos e fizemos bonito", comemorou Silva, que ganhou as duas últimas fases.

Já o piloto andreense André Luís Gellis ganhou o título da categoria Cracker Box – até 100 km/h –, depois de ficar na segunda colocação. O competidor garantiu o campeonato por ter vencido as duas etapas anteriores. André lembrou que largou em último, mas fez uma corrida de recuperação na segunda fase da copa.

"É muito bom voltar a correr depois de um longo tempo parado. Se depender de mim corro até na Fórmula Indy na próxima edição", disse Gellis referindo-se aos cinco anos em que a motonáutica deixou de ser realizada na represa Billings.

Próxima edição – Logo após o término da competição, a FPENM (Federação Paulista de Esportes Náuticos a Motor) anunciou que a próxima edição da copa será disputada em seis etapas, a partir de março do próximo ano. Há a possibilidade de novas categorias .
  O presidente da FPENM, Odair Mazaro, destacou que o objetivo é ampliar o número de competidores nas categorias já existentes. "Queremos deixar a copa mais competitiva e resgatar a tradição desse esporte na região", enfatiza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;