Setecidades Titulo
MP recebe três CDs com supostos grampos do Caso Celso
Danilo Angrimani
Do Diário do Grande ABC com AE
04/02/2004 | 00:21
Compartilhar notícia


   Os promotores do Grupo de Atuação Especial para Prevenção e Repressão do Crime Organizado (Gaerco) entregaram nesta terça-feira ao Instituto de Criminalística (IC) de São Paulo três CDs que eles receberam em suas residências. O material traz as conversas de integrantes do PT de Santo André que foram grampeadas pela Polícia Federal (PF), depois do assassinato do prefeito Celso Daniel. A entrega teria sido feita por motociclistas, sem identificação.

Os CDs, deixados nas residências dos promotores Amaro José Thomé Filho, José Reinaldo Guimarães Carneiro e Roberto Wider Filho, não foram postados no Correio. “Encaminhamos esses CDs para o IC, com o objetivo de determinar a origem, saber onde eles foram feitos e por quem”, disse o promotor Thomé Filho. A solicitação foi feita ao diretor de Documentoscopia do IC, Carlos do Vale Fontinhas.

O diretor do IC mostrou-se cauteloso quanto às pistas que possam ser encontradas nos CDs, entregues a um perito em informática do instituto. “É prematuro falar em rastrear a origem”, disse. “Primeiro, é preciso ouvir horas e horas de gravações, até se ter uma idéia do que é possível levantar.” Segundo ele, o laudo pode demorar cerca de 30 dias.

Os CDs podem ter sido produzidos a partir das 42 fitas que foram consideradas ilegais pelo juiz João Carlos da Rocha Mattos. O magistrado, flagrado pela Operação Anaconda, foi acusado de pertencer a uma quadrilha que, envolvida em esquemas de corrupção, tinha como costume a venda de sentenças judiciais.

O juiz guardava as fitas, que traziam gravações originárias do grampo, na casa de sua ex-mulher, a auditora do Tesouro Norma Regina Emílio Cunha. Ela também está presa.

O promotor Thomé Filho disse que não sabe se o CD é proveniente de uma gravação oficial, feita efetivamente pela Polícia Federal, ou trata-se de uma falsificação. “De qualquer maneira”, ele adiantou, “não usaremos esse material clandestino.”

O representante do MP explicou que a Justiça precisa rever a decisão tomada pelo juiz João Carlos da Rocha Mattos. Se isso fosse feito, as fitas passariam a ser consideradas legais. “Somente depois dessa decisão da Justiça, nós solicitaremos à PF que nos envie a integralidade do material, de maneira lícita e correta. Antes disso, não há como utilizar o material clandestino.”

O uso das gravações ilícitas, segundo os promotores, “contaminaria” a investigação, tornando as provas ilegais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;