Internacional Titulo
Israel se recusa a respeitar acordo de 96 sobre o Líbano
Do Diário do Grande ABC
08/02/2000 | 10:09
Compartilhar notícia


Israel considera que nao está mais obrigado a respeitar, em suas atividades militares, o acordo de 1996 sobre a proteçao de civis na fronteira com o Líbano. A afirmaçao foi dada nesta terça-feira pelo ministro da presidência do Conselho, Haim Ramon, à rádio militar.

``Nao estamos dispostos a aplicar as regras do jogo como foram fixadas até hoje', declarou Ramon, ligado ao primeiro-ministro israelense Ehud Barak. ``Deve ficar claro para todos os protagonistas no Líbano que a era do acordo das 'Vinhas da Ira' acabou', disse.

O acordo firmado em abril de 1996, pouco depois dos ataques aéreos israelenses no Líbano, conhecidos como ``operaçao ``Vinhas da Ira' e que causaram 175 mortos, impunha aos beligerantes - exército israelense, sua milícia aliada Exército do Líbano Sul (ELS) e os grupos antiisraelenses, em particular o Hezbolá xiíta libanês - nao atacar civis e nem realizar açoes militares contra ou de zonas habitadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;